Sábado
17 de janeiro
Atração perigosa
Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, e o nome da outra era Zilá. Gênesis 4:19

O Comentário Bíblico Adventista afirma que “Lameque foi o primeiro a perverter o casamento, tal como este fora estabelecido por Deus, transformando-o na concupiscência dos olhos e da carne” (v. 1, p. 229). Sendo o sexto homem após Adão, isso revela que o pecado se espalhou rapidamente, consumando a corrupção humana.

Os nomes das esposas de Lameque sugerem que o motivo pelo qual ele buscou duas esposas foi a atração sexual. Ada significa “adorno”, e Zilá significa “sombra” ou “tilintar”. Sem dúvida, elas eram muito atraentes.

Lameque, no entanto, não foi o único a seguir esse caminho. Um de seus imitadores foi Acentus Akuku, do Quênia. Quando ele faleceu, seus parentes recorreram às mídias sociais para convocar os familiares para o funeral. Acentus teve mais de 100 mulheres e mais de 200 filhos, embora o número exato seja desconhecido.

Akuku, apelidado de Danger (“perigo”), tornou-se uma celebridade em seu país. Casou-se com sua primeira esposa em 1939, e, logo depois, com a segunda, tornando-se polígamo aos 22 anos. Das mais de 100 esposas que teve, restaram-lhe apenas 12. Seu último casamento aconteceu em 1992. Devido ao grande número de filhos, fundou duas escolas primárias para educar sua prole.

Para muitos quenianos, Danger representava o último grande ícone da masculinidade. No entanto, a verdadeira masculinidade é descrita de outra forma. Como disse o cantor e compositor mexicano José María Napoleón: “Homem não é aquele que tem mais mulheres, nem o que bebe mais e aguenta, mas aquele que tem uma só e uma sede para saciá-la.”

Deus criou uma mulher para um homem (Mt 19:5). Essa é a provisão divina para o casamento. Qualquer outra fórmula é invenção de Lameque e seus seguidores. Assim como no caso dele, toda explicação ou justificativa para a poligamia é falsa. A verdadeira razão para essa prática são “os desejos dos olhos e a soberba da vida” (1Jo 2:16).

Em alguns países, um homem pode se casar legalmente com várias mulheres. Em nossa realidade, porém, há aqueles que vivem com muitas mulheres por meio de fantasias em sua mente. Cuide dos seus pensamentos e do seu coração, pois suas decisões determinarão seu destino eterno.