Você sabe o que significa bajular alguém? Essa é a ação de elogiar, ajudar ou falar com alguém apenas por interesse. Barack Obama pronunciou uma frase célebre sobre esse assunto: “Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que o avisem quando você erra.” Alguns bajulam o chefe no trabalho, outros bajulam o professor na escola e outros, os ricos e poderosos. No entanto, homens de Deus nunca bajulam ninguém. Elias nos dá o exemplo.
O profeta havia profetizado três anos de seca em Israel como resultado dos pecados do rei Acabe e de sua família. O rei ímpio não admitia ser culpado por nada e buscava encontrar o profeta a qualquer custo. Um dia, esse encontro aconteceu e cada um deles revelou o seu caráter.
“Quando viu o profeta, Acabe disse: – Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!” (1 Reis 18:17, NTLH). Nessa hora, Elias poderia fazer duas coisas, pelo menos. Ele poderia bajular o rei e aliviar sua mensagem ou poderia agradar a Deus e ser fiel ao que acreditava. Elias decidiu ser fiel e disse: “Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! […] Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal” (1 Reis 18:18, NTLH).
O profeta do Carmelo poderia ter bajulado o rei, mas ele era um homem de Deus e agiu como tal. Ellen White faz o seguinte comentário sobre esse episódio: “Consciente de sua inocência perante Acabe, Elias não tentou se justificar ou bajular o rei. Também não procurou desviar a ira do rei anunciando as boas-novas de que a seca estava chegando ao fim. Ele não tinha desculpas a pedir. Indignado e preocupado em preservar a honra de Deus, Elias devolveu a acusação de Acabe, declarando ousadamente que eram os pecados do rei e de seus pais que haviam trazido sobre Israel essa terrível calamidade” (Profetas e Reis, p. 140, linguagem adaptada).
Bajulação não é uma característica daqueles que servem a Deus. Nem Deus deve ser bajulado, Ele deve ser adorado, o que é muito diferente. O Céu nos desafia a falarmos sempre o que precisa ser dito, com educação e amor, sem importar quem precisa ouvir. Deus faz assim conosco. Siga Seu exemplo!