Mais uma guerra havia sido declarada entre Israel e os filisteus. Saul era rei e guerreiro. Mas essa guerra, em especial, o deixara ansioso. Não estava preparado para um confronto.
O que o levara a esse ponto?
Saul perseguia Davi injustamente. Enquanto havia se deixado levar pela loucura desmedida dessa perseguição, deixou a nação desprotegida. Os filisteus acompanhavam a intriga de Saul contra Davi e, vendo as defesas do reino negligenciadas, os inimigos invadiram o reino.
A batalha seria no dia seguinte. Desesperado, Saul procurou a Deus, mas havia rejeitado Sua vontade. Também havia exilado Davi, o escolhido de Deus, e matado os sacerdotes do Senhor. Como esperar ser atendido por Deus, quando Seus meios de comunicação haviam sido interrompidos? Sem humildade e arrependimento, Saul não buscava perdão nem reconciliação com Deus, mas livramento dos adversários.
Angustiado, o orgulhoso rei apelou à feitiçaria. Em deplorável cena, o rei de Israel se entregou ao domínio do diabo, cortando o último laço que o ligava ao Criador.
Saul caiu por terra prostrado quando ouviu a declaração da feiticeira. Consultando aquele espírito das trevas, ele se destruiu e apenas podia inspirar medo ao exército. A predição de males operaria o próprio cumprimento.
No combate mortal, muitos soldados de Israel morreram. Os três filhos do rei foram mortos na batalha. E ele, ferido, tirou a própria vida.
Satanás ainda age com a mesma sutileza, instigando corações não consagrados a lutar em batalhas erradas em casa, na igreja, no trabalho, na vizinhança.
Quantas vezes travamos batalhas erradas, elegendo equivocadamente inimigos externos! Deveríamos nos voltar para dentro de nós, onde estão os maiores inimigos. Nós vencemos quando lutamos a batalha certa.
Em quais batalhas erradas você tem lutado? Realizando suas vontades em detrimento da vontade de Deus? Atacando o cônjuge, os filhos, o irmão da igreja, o pastor, o funcionário, quando o problema é você?
Trave sua primeira e mais importante batalha ao raiar do sol, escolhendo começar o dia em comunhão com Deus, e Ele lhe mostrará contra quais inimigos reais você deve lutar durante o dia.