Quarta-feira
19 de junho
BATATAS
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:13

“Para a aula de amanhã, preciso que todos vocês tragam algumas batatas e uma sacola de plástico”, pediu o professor à turma. Os alunos, curiosos, estavam lá no dia seguinte com sacola e batatas em mãos. A tarefa era simples: deveriam separar uma batata para cada pessoa que os houvesse magoado profundamente nos últimos tempos. Alguns tiveram que pedir batatas emprestadas. Depois disso, teriam que colocar os nomes dessas pessoas nas batatas e depositá-las na sacola plástica. A tarefa seria carregar essa sacola durante todas as atividades daquela semana. Com o passar dos dias, os estudantes perceberam que não era fácil levar aquele peso para lá e para cá. Além disso, as batatas começaram a apodrecer. Aquilo cheirava mal. A lição estava dada. Todos nós temos nossa sacola de mágoas e ressentimentos. Uma crítica que nos colocou para baixo, um favor negado, um tratamento grosseiro, uma quebra de confiança, uma fofoca envolvendo nossa família, e assim vamos enchendo nossa sacola de batatas pesadas e malcheirosas. Muitas vezes, preferimos carregá-las por anos a simplesmente oferecer perdão. 

Perdoar não é simples. Vai contra os sentimentos naturais e egoístas do ser humano. Perdoar é coisa de gente madura na fé, de quem vive uma experiência profunda com Jesus. Ainda que não seja fácil, continua sendo a meta de todo verdadeiro discípulo de Cristo, pois a Bíblia é clara ao afirmar que somos perdoados à medida que estamos dispostos a oferecer perdão. Isso não significa que o perdão de Deus está condicionado ao nosso, mas que nossa disposição para perdoar está diretamente relacionada à compreensão que temos do perdão recebido de Deus. “Se mantivermos em nossa mente a lembrança dos atos desagradáveis e injustos dos outros, pensaremos ser impossível amá-los como Cristo nos amou. Mas, se nossos pensamentos estiverem focalizados no maravilhoso amor e na misericórdia de Cristo por nós, esse mesmo espírito irradiará para os outros” (Caminho a Cristo, p. 107 [121]). 

Você pode viver este dia mais leve. Deixe a carga de mágoas para trás. Decida perdoar. Quando escolhemos perdoar, tornamo-nos mais parecidos com Jesus.