Foram ao médico. A filha estava com anemia. A mãe, preocupada, sabia que a pequena gostava de beterraba e que esse alimento é rico em ferro. Decidiu dar beterraba à criança em todas as refeições possíveis. Contou o plano ao doutor. E aí veio uma interessante informação. O médico disse que a beterraba, de fato, contém ferro, mas tem baixa biodisponibilidade. É como se o ferro que há nesse legume não fosse bem assimilado pelo organismo humano. O doutor sugeriu a couve como solução. Esta, sim, tem alto nível de biodisponibilidade.
Isso me fez pensar. Descobri que é possível amar um filho, por exemplo, a ponto de dar a vida por ele sem que todo esse amor seja captado, percebido e sentido. É possível oferecer muito e, mesmo assim, não nutrir com nosso amor. Aprendi que é preciso amar de maneira visível, audível e palpável.
Um dos livros mais interessantes que já li sobre relacionamentos foi As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman. De acordo com ele, o amor é como um idioma por meio do qual nos comunicamos. Acontece que cada ser humano compreende o amor e se expressa de um jeito diferente, que seriam estas cinco linguagens: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço, presentes e toque físico. Por isso, às vezes expressamos afeto por alguém, mas nem sempre somos entendidos. É possível que as pessoas que mais amamos não se sintam amadas. Talvez não estejamos demonstrando amor na linguagem certa.
Precisamos aprender a falar os diferentes idiomas e dialetos do amor para que aqueles que convivem conosco consigam assimilar o nosso sentimento. Caso contrário, continuaremos oferecendo beterrabas, e as relações permanecerão anêmicas e sem vida. Descubra qual é a linguagem do amor das pessoas com quem você convive. Isso pode mudar tudo.
Jesus disse que Seus discípulos seriam conhecidos no mundo como as pessoas que sabem amar e tornam isso perceptível. Acredito que os seguidores de Cristo sejam os poliglotas do amor. Sabem comunicar amor em todas as linguagens possíveis.
Experimente hoje comunicar amor de diferentes maneiras. Perceba os efeitos no rosto e no coração dos que estão ao seu redor.