Dois átomos de hidrogênio mais um de oxigênio na temperatura certa. Com essa mistura, Deus fez a água e com ela fez também os aminoácidos, responsáveis pelas proteínas, os tijolos que constroem o organismo de todos os seres vivos. Para completar, Ele adicionou carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre. Os caçadores de vida em outros planetas procuram exatamente por esses elementos, pois eles são a base da vida que Deus criou aqui.
Um grupo de químicos, anatomistas, fisiologistas e astrônomos da USP, Universidade de São Paulo, imaginaram como alguns animais precisariam ser para viver em cada um dos planetas de nosso sistema solar. Veja só: em Mercúrio, planeta composto de silício, a temperatura varia entre 185° C negativos e 470° C positivos. Para não ser frito pelo calor, um mercuriano viveria escondido nas cavernas dos polos. Sem luz e oxigênio, seria um organismo pequeno e simples, sem pernas, pois não conseguiria se movimentar. Seria um bicho-pedra.
Em Vênus, onde a temperatura média é de 480° C, o problema seria o calor. Uma toupeira venusiana seria tão fedida quanto um ovo podre, por causa da alta concentração de enxofre. Ela também precisaria de uma supercarapaça de queratina, o mesmo material do casco da tartaruga, para se proteger do calor e do ácido sulfúrico da atmosfera. Esse bicho viveria enterrado e precisaria de garras fortes para se agarrar nas pedras e não ser arrastado pelo vento. Marte tem a temperatura de um freezer. A média no planeta vermelho é de 60° C negativos e a gravidade é três vezes menor do que a da Terra. Um bicho marciano. Como seria? Teria escamas para não ser queimado pelo frio. E para não sofrer logo de um câncer de pele precisaria de uma camada permanente de cera sobre o corpo. O sangue seria formado com outro material que não seja água. Para não congelar, poderia ser álcool etílico. Nosso amigo marciano seria movido, literalmente, a álcool. Ele também não enxergaria direito, por causa das constantes tempestades de areia. Precisaria de uma capa protetora para os olhos. Finalmente, como a gravidade é baixa, ele teria pernas longas para andar aos saltos.
Amanhã você vai saber sobre como seria a vida em Saturno, Urano, Netuno e Júpiter. Já deu pra sentir que não é fácil viver fora da Terra, e que Deus sabia o que estava fazendo.