Quarta-feira
08 de julho
Boas-novas aos pobres
O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Lucas 4:18

palavra evangelho significa, literalmente, “boas-novas”. Jesus disse que veio “pregar boas-novas aos pobres”. João Batista mandou perguntar a Jesus se Ele era mesmo o Messias ou devia esperar outro, e o Mestre respondeu por meio de boas obras. Depois mandou o seguinte recado para João: “o evangelho é anunciado aos pobres”. O reino de Deus é para o pobre, porque o título de sócio do reino de Deus não pode ser comprado.

Anthony Campolo, um pastor americano, resolveu viver na prática o desafio do evangelho. Ele fundou uma organização para ajudar crianças carentes no Haiti, o país mais pobre do Ocidente. Construiu um orfanato para 50 crianças abandonadas. Quando o prédio estava pronto, ele foi buscar as crianças na favela em que viviam. Ao chegar lá, havia quatro vezes mais crianças do que a capacidade de seu orfanato. Ele teve que passar pelo processo doloroso de selecionar as mais necessitadas, mas todas eram muito carentes. Cinquenta crianças foram colocadas no ônibus. As que não foram escolhidas se amontoaram num canto. O padre católico que cuidava delas convidou-as a cantar em despedida aos coleguinhas que iriam embora e em gratidão aos benfeitores. Campolo não podia suportar ouvir a música que cantaram: “Deus é tão bom, Deus é tão bom, Deus é tão bom, é tão bom para mim.”

“Como essas crianças podem cantar: ‘Deus é tão bom…’ se elas estão aqui morrendo de fome?” Enquanto protestava consigo mesmo e com Deus, Campolo foi percebendo que, de fato, Deus é muito bom e amava cada uma daquelas crianças. Porém, as únicas mãos que Deus tem para levar amor e ajudar aquelas crianças são as mãos de pessoas como o próprio pastor Campolo. Pessoas como eu e você.

Deus quer fazer coisas extraordinárias no mundo por seu intermédio. Quando o evangelho alcança uma pessoa, Jesus lhe dá uma missão. Ele quer mudar o mundo usando cada um de nós.