Em 2016, ocorreu um apagão em Porto Rico, pequena ilha do mar do Caribe. Um raio provocou um incêndio em uma usina hidrelétrica do país e fez com que quase todas as casas da ilha ficassem sem energia elétrica. Foram muitas horas de escuridão até que a fonte da energia fosse reestabelecida. Nenhuma lâmpada voltou a brilhar até que estivesse novamente conectada à origem da sua luz.
Na vida espiritual, “apagões” também ocorrem quando não estamos devidamente conectados com o Céu. Nenhum ser humano emitirá a verdadeira luz se não estiver ligado à usina de energia cósmica, que é Deus. Essa é uma verdade bíblica evidente em diversos textos, inclusive no provérbio de hoje. Quero falar sobre um personagem bíblico que ilustra bem o que estamos aprendendo hoje. João Batista brilhou muito, mas com a luz de Cristo.
Sobre ele, a Bíblia diz: “Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens” (João 1:6-9).
João Batista era um homem iluminado. Quando ele pregava, muitas pessoas queriam ouvi-lo. Quando ele advertia, as pessoas o respeitavam. No entanto, ele sabia que a luz que brilhava nele tinha sua origem em Jesus e, por isso, não se desligava da Fonte nem permitia que os raios do pecado o tirassem da ligação com o Céu. Com essa luz, o pregador do deserto pôde falar sobre a salvação, repreender pecadores e até ter o imenso privilégio de batizar o próprio Filho de Deus.
Nós também temos a oportunidade de brilhar. Contudo, nosso brilho é como o de uma lâmpada no teto. Ela só emite luz enquanto estiver ligada à fonte de energia. Sem isso, ela não conseguirá exercer a função para a qual foi criada. Só seremos felizes de verdade se estivermos ligados a Cristo.
Se quisermos, Cristo nos iluminará com Sua luz perfeita e poderemos iluminar a vida de outras pessoas. Não deixe que os raios do pecado desconectem sua vida espiritual da Fonte, produzindo “apagões” de amor e santidade. Por meio da oração e do estudo da Bíblia, ligue-se todos os dias a Jesus, e sua vida iluminará a todos que estiverem a seu redor.