Se você tem medo de altura, vai ter frio na barriga apenas olhando as fotos da trilha na montanha Hua Shan, na China. Ela é considerada a mais perigosa do mundo. No sopé da montanha, há um conjunto de escadas rústicas, que os nativos chamam de “Escadas Celestiais”. Elas são a parte fácil da subida.
Quando terminam essas escadas talhadas nas pedras é que começa a aventura. O viajante tem que andar sobre tábuas apoiadas em barras de ferro, segurando em correntes presas por ganchos às paredes da montanha. Tudo o que separa de uma queda fatal é esse caminho estreito e rústico. No final, a recompensa é uma linda visão da região e a possibilidade de tomar chá em uma casa especializada no alto da montanha.
Nós também estamos seguindo por um caminho estreito, mas, ao contrário da montanha Hua Shan, o caminho é seguro. Jesus aconselhou: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” (Mateus 7:13, 14).
Existem apenas dois caminhos a seguir. O caminho de Deus, estreito, mas seguro, e o caminho do mal que é largo, mas perigoso. Esse paradoxo bíblico não tem recebido a devida atenção em nossos dias. Vemos muitos pregadores oferecendo uma religião de facilidades, que produzirá uma vida livre de problemas e com muito dinheiro. É a religião do caminho largo.
Jesus falou: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). O caminho seguro é aquele que é mais difícil de trilhar, mas no qual temos a companhia de Jesus. Ao contrário do que os pregadores da prosperidade falam, o sucesso real só é encontrado quando trilhamos nas vielas da Palavra de Deus.
Mesmo que o viajante do caminho estreito, por acaso, perca um pouco o rumo, terá o auxílio divino. O Senhor promete: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21, ARA).
Quer ser feliz de verdade e trilhar o caminho que levará ao Céu? Agarre-se às “correntes” celestiais da Palavra de Deus, firme-se na tábua de salvação, que é Cristo, e suba em direção ao lar celestial. Lá haverá uma mesa com um banquete maravilhoso, e o melhor de tudo: a presença de Jesus.