O inglês Dominic O’Brien é conhecido por sua capacidade espetacular de memorização. Foi oito vezes campeão mundial de memória. Em um de seus recordes, decorou, em 30 minutos, 2.385 algarismos binários escolhidos ao acaso. Sua capacidade mental é tão impressionante e avassaladora que ele foi proibido de entrar nos cassinos de Las Vegas, pois ganhava muito dinheiro nas mesas de jogos.
Uma capacidade mental como a de O’Brien pode classificar uma pessoa como muito inteligente; porém, isso não indica necessariamente que a pessoa seja sábia.
A sabedoria tem características peculiares. Esse é o tema que encontramos em todo o livro de Provérbios.
O versículo de hoje forma uma espécie de lema para o livro e descreve seu princípio fundamental. A palavra “princípio” indica tanto o ponto de partida como a essência. Salomão quer ensinar logo no início do livro que, sem temer o único e verdadeiro Deus, a sabedoria que proporciona orientação para a vida inteira não pode nem começar a ser adquirida.
Existe muita gente inteligente, ou seja, pessoas que têm uma boa capacidade de lidar com a lógica, de aprender fórmulas matemáticas, de articular conceitos filosóficos, mas a sabedoria é coisa rara. Sabedoria é uma característica que não se adquire nos bancos de uma escola ou faculdade. Há muita gente inteligente tomando decisões erradas por falta de sabedoria. Um exemplo claro disso são os hackers. Eles usam toda a sua habilidade com o computador para invadir sites, roubar senhas, derrubar sistemas de governos, etc. Eles têm conhecimento, mas não são sábios.
Salomão não despreza a inteligência; ao contrário, ele incentiva todos a “entender as palavras de inteligência” (Provérbios 1:2, ARA). A questão central é que, antes de tudo, precisamos buscar o mais importante, a sabedoria.
Somente em um relacionamento íntimo com o Criador poderemos adquirir a capacidade de aplicar nossos conhecimentos de tal forma que tenhamos benefícios aqui e na eternidade.
Por isso, precisamos gastar mais tempo com Jesus, aprendendo de Sua sabedoria. O início do ano é uma época excelente para assumir o compromisso de investir mais tempo na comunhão diária com Deus.
Que tal, neste novo ano, buscar em Jesus a verdadeira sabedoria e nova capacidade intelectual? Assim, você estará entre os eternos campeões universais da sabedoria.