Sexta-feira
16 de maio
Cancelar a inscrição
Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e Este, crucificado. 1 Coríntios 2:2

Recentemente, uma sábia amiga me lembrou da importância de estabelecer limites até mesmo nas pequenas questões da vida. Assim, quando liguei meu computador novamente, em vez de simplesmente excluir os e-mails não solicitados, fui até o final de cada um deles em busca de uma solução permanente: o link “cancelar inscrição”.

Meu clique no link minúsculo, que ficava na parte inferior do primeiro anúncio de e-mail, abriu uma tela pop-up. Ela continha a seguinte mensagem: “Valorizamos nossa amizade com você, Carolyn, e lamentamos muito se já não formos bem-vindos. Podemos entrar em contato com você uma vez por semana, em vez de diariamente?” De repente, senti uma pequena pontada de culpa, pois a mensagem parecia tão pessoal. Mesmo assim, continuei determinada e cliquei na opção “não”.

Ao clicar no link de cancelamento de assinatura do e-mail seguinte, recebi a seguinte mensagem: “Carolyn, podemos compartilhar apenas ofertas relâmpago com você no futuro?” Suspirei. Mas, novamente, cliquei em “não”. O terceiro anúncio eletrônico perguntava: “Por que você quer terminar nosso bom relacionamento? Nos sentimos muito mal em perder você!”

Ignorando os links “Clique aqui para ser reintegrado à nossa lista de e-mails” e “Continuar comprando”, terminei minha árdua tarefa. Eu não tinha ideia de que estava recebendo tantos e-mails não solicitados!

Então, de repente, eu me perguntei: Será que estou totalmente ciente das distrações, situações e tentações que entram sorrateiramente na caixa de entrada da minha alma e das quais preciso – intencional e perseverantemente – cancelar a inscrição?

O apóstolo Paulo escreveu: “E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las” (Ef 5:11, itálico acrescentado). Será que essa foi a maneira que ele encontrou para nos alertar contra entretenimentos e influências que desperdiçam nosso tempo e nos distraem do foco total em Jesus? Ao refletir melhor sobre suas palavras, suspeito que Paulo estivesse tentando nos lembrar de que devemos fazer todo o esforço para cancelar a assinatura de tudo o que aparece em nossa caixa de entrada mental, emocional e espiritual que nos
afasta de Jesus. Devemos tirar isso da nossa vida. Quais “assinaturas” você precisa cancelar hoje?

Carolyn Rathbun Sutton