“Você sabe como quem está falando?” Essa é uma das frases típicas da carteirada. Com esse artifício, a pessoa reclama para si um suposto direito que o outro não conhece. Em geral, quando isso ocorre, algum abuso de poder está em jogo, como no caso do juiz que dirigia sem habilitação um carro sem placa. Ele não quis se submeter à ordem de uma agente de trânsito, alegando que estava
sendo desacatado.
Entretanto, existem situações em que as pessoas de fato têm direito e não sabem. Pensando nisso, foi criado no Rio de Janeiro um interessante programa de informação chamado Carteirada do Bem. Em um aplicativo de celular, o governo disponibilizou os principais direitos dos cidadãos no dia a dia. Por exemplo, naquele estado, todo restaurante tem o dever de oferecer, de forma gratuita, água filtrada para qualquer um que peça. Informações como essa estão no aplicativo e dão às pessoas a possibilidade de conhecerem seus direitos e exigirem que eles sejam cumpridos.
Você sabia que Jesus também já deu carteirada? É mais ou menos isso que o versículo de hoje nos diz. Ele estava com sede e resolveu pedir água para uma mulher samaritana. Ela achou isso estranho por dois motivos: homens não falavam com mulheres em público, e judeus e samaritanos se odiavam.
Ela não sabia com quem estava falando! Jesus veio à Terra com a missão de distribuir salvação para todos, sem discriminar sexo ou nacionalidade. Esse era o direito e dever dele.
O Senhor mostrou a “carteira” de Filho de Deus aos poucos naquele diálogo e deixou claro para aquela senhora que ele tinha todo o direito de falar com ela e, acima de tudo, de oferecer a água da salvação. A samaritana, por sua vez, tinha o direito de receber todo o presente da graça de Deus por meio de Jesus, mas não sabia disso.
Não importa quão pecadora uma pessoa seja, o perdão de Deus é um direito para todos, previsto na “constituição” do Céu. Jesus, com justiça e a duras penas, conquistou isso para nós. Se você acha que está fora do alcance da graça divina, ouça pela fé a carteirada do Espírito Santo: “Você sabe com quem está falando? Não existe limite para mim, Eu posso salvar qualquer um, inclusive você!” E se o inimigo ousar dizer o contrário, use a Bíblia e dê uma “carteirada do bem”.