Domingo
07 de junho
Casamento
É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Malaquias 2:14

Casamento é coisa séria. A palavra “acordo” ocorre no verso de hoje para dizer que o matrimônio não é um mero contrato, mas uma aliança. E o que é isso? Na Bíblia, esse termo se refere a um relacionamento permanente. Precisamos compreender que o casamento é uma relação de aliança entre Deus e o casal.

A palavra hebraica que traduzimos por acordo é berith. A raiz dessa expressão significa literalmente “cortar ao meio” ou “cortar em dois”. Nos tempos do Antigo Testamento, quando duas pessoas queriam fazer um pacto, tinham que fazer um sacrifício de sangue. Os envolvidos pegavam um animal e o dividiam ao meio. Depois, andavam sete vezes de um lado para o outro entre as partes do animal. Nesse ritual, elas estavam dizendo: “Se eu não cumprir a minha parte neste pacto, que aconteça comigo o mesmo que aconteceu com este animal.” Fazer uma aliança era um assunto muito sério.

Naquela época, havia uma parte da cerimônia de casamento na qual os noivos se apresentavam diante de um sacerdote. O sacerdote pegava uma lâmina e fazia uma pequena incisão na mão do noivo e da noiva. Depois, unia as duas mãos para que o sangue de ambos se misturasse. De acordo com Levítico 17:14, o sangue representa a vida. Quando o sangue do casal se misturava, era como se a vida deles também se misturasse. Em seguida, o sacerdote amarrava as mãos deles com um cordão decorativo. Com isso, demonstrava-se para as testemunhas e para Deus que, dali em diante, eles não eram dois, mas apenas um. “O que Deus uniu, ninguém separe.”

O casamento deve ser legalizado no Céu antes de ser consumado na Terra. A partir do momento em que Deus torna duas pessoas em uma, ninguém está autorizado a desfazer esse laço.

O casamento é uma metáfora para representar a relação de Deus com a igreja. Deus é fiel e nunca nos abandona. Do mesmo modo, marido e mulher devem permanecer unidos em amor até que a morte os separe.