Quinta-feira
26 de julho
Chamados para a missão – I
O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio. Provérbios 11:30

Todo cristão tem uma missão. Como diz Ellen White: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário” (O Desejado de Todas as Nações, p. 195). É vontade de Deus que todos os convertidos sejam imediatamente inseridos no trabalho de salvação de outros. A salvação resulta no cumprimento da missão. A falta de vontade de ver outras pessoas sendo salvas evidencia um grave problema espiritual.

Apesar dessa verdade bíblica, nem todos os que ingressam na igreja se comportam assim. É verdade que nem todos têm o dom de dar estudos bíblicos ou pregar sermões com eloquência, mas podemos ser missionários usando os dons que Deus nos deu.

Isaías recebeu a oportunidade, que a nós também é dada, de pregar o evangelho, e sua resposta foi: “Eis-me aqui, envie-me a mim” (Isaías 6:8, ARA). Segundo o próprio profeta, essa resposta foi resultado de fatos importantes na vida dele. O que leva algumas pessoas a darem a resposta de Isaías e outras a rejeitarem o chamado? O que acontece na vida de um cristão antes de ele aceitar o convite para a missão? A experiência do profeta Isaías nos ajuda a responder a essas questões.

Após contemplar o trono de Deus, emocionado, Isaías descreve a atitude reverente dos anjos serafins: “cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da Sua glória.’” (Isaías 6:2-3). Em seu chamado divino, a primeira coisa que aconteceu com o profeta foi contemplar o Senhor em Sua majestade.

Deus sabia ser essencial que Seu mensageiro tivesse a real dimensão de Sua santidade e glória antes de sair para cumprir a missão. Quem quer fazer o trabalho de Deus sem passar tempo contemplando a glória do Senhor não exercerá de modo pleno seu ministério.

O que aconteceu com Isaías deve se repetir em nossa vida. Podemos ver a majestade divina nas Escrituras e na natureza. Contemple Jesus pela fé hoje e viva este dia cumprindo o propósito de sua existência.