Sexta-feira
20 de janeiro
Cheio
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito Santo ao deserto. Lucas 4:1

O Espírito Santo é meu estado de origem. Tive o privilégio de viver e trabalhar lá por vários anos. Quando me mudei para São Paulo, um colega disse, em tom de brincadeira: “O Vinícius veio para cá, porque está cheio do Espírito Santo.” Como as palavras podem assumir mais de um sentido, “cheio” significa tanto “completo” quanto “cansado de”, “aborrecido”, “entediado”. Além der rir com essa frase de duplo sentido, foi inevitável refletir sobre como tem andado minha relação com a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Cheio ou “cheio”?

Pessoas cheias do Espírito Santo manifestam o “fruto do Espírito”. Transbordando Deus, esse tipo de gente compartilha amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Como dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, a presença do Espírito Santo expulsa tudo o que é mau e reina absoluta na vida do cristão.

Infelizmente, muitos andam “cheios” do Espírito Santo. Aborrecidos com sua constante influência, resolvem fechar os ouvidos para aquele cuja missão é, entre outras coisas, convencer-nos do pecado. Ele trabalha, por exemplo, quando alguém ouve na consciência que a mentira é pecado, bem depois de ter falado o que não devia; ou quando lemos a Bíblia e compreendemos a vontade de Deus; ou mesmo quando pais sensatos aconselham os filhos. Porém, se ficamos “cheios” dessas orientações, acabamos aborrecendo o Espírito (Efésios 4:30).

No deserto, Jesus estava repleto do Espírito. Isso significa dizer que Ele estava tão ligado ao Pai que não havia espaço nele para outra influência que não fosse a do Espírito Santo. O resultado foi que o Senhor venceu a batalha contra o tentador. O Espírito o encheu de discernimento, e Ele conseguiu perceber todas as estratégias do mal.

Cheios do Espírito Santo, ficamos como bexigas com gás hélio. Elas sobem; nós também subimos. Por outro lado, pessoas “cheias” do Espírito Santo acabam se esvaziando dele. Em vez de subir, caem murchas e sem esperança. “Cheias” dele, rejeitam sua orientação e cometem o pecado sem perdão (Marcos 3:28-30). Por isso, deixe Deus preencher sua vida. Isso vai fazer de você um vencedor e, como Jesus, cheio do Espírito Santo, inevitavelmente você também vai subir para o Céu.