Terça-feira
28 de fevereiro
CHEIRO DE MORTE
Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo. 2 Coríntios 2:15, NAA

Você já ouviu falar da flor mais malcheirosa do mundo? É a flor-cadáver, comum em florestas tropicais da Ásia. Ela chega até três metros de altura e pode pesar até 75 quilos. Embora seja linda aos olhos, ela é horrível para o olfato. Tem cheiro de carne podre. O lado bom é que a flor só se abre a cada dois ou três anos. 

O odor liberado pela flor-cadáver é mais um dentre os 10 mil cheiros diferentes que o nariz humano consegue distinguir. Isso ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais, chamada epitélio olfatório. Ali, as células sensoriais emitem impulsos que chegam ao cérebro, onde os mais diversos cheiros são interpretados e, inclusive, memorizados. 

No verso de hoje, o apóstolo Paulo afirmou que somos o “bom perfume de Cristo” diante do mundo. Para os que são salvos, somos “aroma de vida”. Para os que se perdem, somos “cheiro de morte”. Confesso que essa “fragrância” surpreenderia os clientes de qualquer perfumaria. Já senti outros tipos de essência, como perfume doce, cítrico, amadeirado e floral. Mas perfume com cheiro de morte, esse nunca experimentei. O que Paulo quis dizer com isso? 

Precisamos entender o contexto. No verso 14, o apóstolo declarou que Cristo “sempre nos conduz em triunfo”. Antigamente, quando o exército romano retornava após uma campanha bem-sucedida, havia a procissão dos vitoriosos pelas ruas da cidade. Ao som dos trompetistas, eles eram recebidos pelos senadores e magistrados. Havia também pessoas portando incensários que perfumavam o ar. Sentindo o cheiro da vitória, os vencedores passavam pelo arco triunfal, liderados pelo grande conquistador, que levava consigo despojos e cativos. Para esses cativos, o “cheiro” não era de vitória, mas de morte, pois em pouco tempo seriam executados. 

Para Paulo, Cristo é o grande Comandante do exército de Deus. Nós somos apenas os portadores do incenso na procissão triunfal de Cristo. Quando falamos Dele para as pessoas, espalhamos a fragrância da Sua vitória. Infelizmente, para alguns, esse “cheiro” será para a morte, pois rejeitarão a mensagem de salvação. A pergunta principal é: Você tem sido o bom perfume de Jesus?