Sábado
29 de agosto
Cidadão do Céu
Senhor, quem habitará no Teu santuário? Quem poderá morar no Teu santo monte? Salmo 15:1

A maioria de nós jamais roubaria qualquer coisa de outra pessoa. Não somos ladrões. Porém, muita gente tem práticas desonestas, como a pirataria, o plágio e a sonegação de impostos sem perceber a gravidade disso. O cidadão do Céu é honesto em tudo o que faz nessa vida e, assim, se prepara para a vida futura.

Convido você a fazer um pacto com Deus para acertar o que precisa ser acertado. O cidadão do reino do Céu é íntegro, verdadeiro e confiável. A vida de Davi exemplifica bem esse cidadão. Mesmo tendo errado muito na vida, quando foi confrontado com seu pecado, ele foi honesto em sua confissão. Acredito que, depois dessa experiência, ele escreveu o Salmo 15, considerado o manual de conduta para o Céu.

Davi pergunta a Deus: “Senhor, quem habitará no Teu santuário? Quem poderá morar no Teu santo monte?” Em seguida, ele mesmo responde, como se estivesse fazendo um check-up espiritual.

O salmista apresenta as características do hóspede de Deus: “Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo [honestidade no agir], que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar [honestidade no falar], que nenhum mal faz a seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor [honestidade nas relações sociais], que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta dinheiro visando ao lucro nem aceita suborno contra o inocente [honestidade na prática]. Quem assim procede nunca será abalado!” (v. 2-5).

Deus está preparando um lugar maravilhoso para nós. Seu desejo é que os habitantes desse novo mundo tenham caráter e conduta compatíveis com o que Ele tem preparado. A honestidade é um dos principais fatores que diferenciam os cidadãos do Céu. Seja honesto aqui, pois isso preparará você para ser um dos habitantes do reino que Deus está preparando para Seus filhos.