Sexta-feira
16 de março
Cinza
Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. Provérbios 4:27

As cores são classificadas em três grupos: primárias, secundárias e terciárias. A combinação delas pode produzir variações quase infinitas. Basta olharmos para a natureza e perceberemos a riqueza de tons e cores que embelezam a criação.

Uma das variações possíveis é o cinza, que é a mistura do branco com o preto. Dependendo da quantidade de tinta colocada de cada cor, o cinza será mais claro ou mais escuro. Ele é uma cor intermediária, nem preta nem branca.

Na vida espiritual, não existe o “cinza”; ou estamos certos ou errados. Não há uma terceira via. O próprio Jesus falou: “Aquele que não está comigo, está contra Mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha” (Mateus 12:30).

O provérbio de hoje sugere uma separação extrema do caminho do mal e um compromisso absoluto com o bom caminho. O “cinza” é a grande especialidade do inimigo de Deus. O diabo gosta de maquiar o mal de tal forma que ele pareça bem. Uma breve observação do mundo em que vivemos nos fará atestar essa verdade.

A sociedade propaga um estilo de vida completamente oposto ao que é apresentado na Bíblia. Muitos aderem à proposta mundana e assumem comportamentos pervertidos no âmbito da sexualidade, por exemplo. Embora o mundo possa até favorecer coisas do tipo, o Céu nunca vai colocar Sua aprovação nessas coisas.

Vivemos em um tempo em que a violência é aplaudida, propagada e até virou esporte. Milhões de pessoas se deliciam assistindo a dois seres criados pelo Senhor lutando de modo brutal em um ringue para ganhar dinheiro e fama. Na inversão de valores do mundo, o que é ruim é visto como bom.

A lista de maldades disfarçadas de coisas normais é muito extensa, mas os jovens cristãos não podem se curvar diante dela. Como aconselha o provérbio de hoje, afaste-­se da maldade. Isso não é algo natural do ser humano; por isso, é preciso unir o esforço pessoal com o poder de Deus. Josué, já idoso, aconselhou o povo de Israel: “Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda” (Josué 23:6).

Por meio de Moisés, Deus declarou: “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-Me e para obedecer a todos os Meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!” (Deuteronômio 5:29). Não seja um cristão “cinza”. Prefira os tons definidos da vontade de Deus.