Terça-feira
18 de julho
Colírio
Então cuspiu, [e] passou a saliva nos olhos do homem. Marcos 8:23

Mais de 17 milhões de pessoas no mundo estão cegas por causa de uma vilã: a catarata. Essa doença, que é uma espécie de penumbra da lente natural do olho, costuma se desenvolver lentamente. Se não tratada, pode levar à perda completa da visão.

O único meio de se ver livre desse mal é fazendo uma cirurgia. Para evitar que o olho entre na faca, pesquisadores da Universidade de San Diego, na Califórnia, estão desenvolvendo um tipo de colírio capaz de dissolver parte da catarata e amenizar seus efeitos.

O método é simples e tem tudo para ser barato. Se der certo, milhares de pessoas que já estão cegas poderão se livrar de parte da “névoa” acumulada nos olhos, que impede a visão ou deixa tudo embaçado.

É muito possível que o cego que Jesus curou na cidade de Betsaida tenha adquirido uma enfermidade que, aos poucos, lhe tirou a visão. O problema dele pode ter sido catarata. O Senhor não precisou fazer cirurgia. Ele usou um “colírio” poderoso: sua saliva. O resultado foi instantâneo, e aquilo que estava impedindo a visão do homem foi parcialmente dissolvido.

Não sabemos exatamente como a saliva de Jesus atuou na cura, ou mesmo se foi apenas um símbolo, mas o fato é que ela fez parte desse interessante milagre que foi executado em dois tempos. A saliva/colírio não resolveu definitivamente a cegueira, mas iniciou o processo de cura. Essa realidade nos ensina uma importante lição espiritual.

Vivendo nas trevas do pecado, a pessoa não tem a mínima noção de Deus e da fé. Perdido no mundo tenebroso, porém, um dia o ser humano é encontrado por Jesus. O Senhor, então, administra o “colírio” da salvação, e os olhos do coração começam a se abrir.

Mesmo não compreendendo tudo, surge a esperança de que, um dia, o Sol da justiça vai clarear todo o caminho. É nesse sentido que a Bíblia diz: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia” (Provérbios 4:18, NVI). O apóstolo Paulo reforça essa esperança: “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).

Deixe Deus aplicar o colírio da fé em seus olhos. No começo, você ainda terá algumas dúvidas, mas a promessa divina é que, a cada dia, a verdade ficará mais clara, e a obra começada por Jesus em sua vida será plenamente concluída.