Sábado
30 de janeiro
Com reservas x sem reservas
Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério. Atos 1:17

Você já experimentou as consequências e a dor de uma traição? No verso de hoje, o autor de Atos relembra uma parte do discurso de Pedro, após a crucifixão de Cristo. Quantas lembranças devem ter vindo à mente do apóstolo ao mencionar essas palavras! Ele se referia a Judas Iscariotes, que exercia grande influência sobre os demais. Judas, convivendo com eles, participando do ministério e sendo a pessoa em quem todos confiavam, tinha sido colocado como tesoureiro deles.

Na última ceia, quando Jesus desvendou a identidade do traidor, foi um choque para os discípulos. Jamais suspeitaram de algo tão hediondo a respeito de um de seus colegas. Judas, astuto em relação à administração do dinheiro comum a eles, subtraía para si parte dos proventos do grupo, mas mantinha uma aparência impecável.

Não há registro na Bíblia de que Judas tenha sido escolhido por Jesus, como os demais. Porém, independentemente de ter se oferecido ou ter sido escolhido para o apostolado, foi aceito por Jesus para estar no grupo. Ao participar do dia a dia de Jesus, como testemunha de tantos milagres e ensinamentos, Judas recebeu a oportunidade de ter seu caráter transformado. Mas a história terminou de forma trágica.

Como isso foi possível? A resposta é que Judas mantinha reservas em sua entrega a Cristo. Por fora era um; por dentro, outro. Por fora, era piedoso, pertencia a Jesus, mas o coração não Lhe pertencia integralmente: ele acariciava maldade e depravação. Judas escolheu não se entregar inteiramente. No livro O Desejado de Todas as Nações, Ellen G. White diz: “Decidiu não se unir muito a Cristo, a ponto de não se desvencilhar depois” (p. 719).

Judas nunca havia se identificado totalmente com Cristo ou com Seus discípulos. Mantivera sempre reservas. Observava as atitudes de Cristo e se irritava quando Ele dizia que Seu reino não era deste mundo. Suas reservas o excluíram do Céu.

Manter reservas em relação ao Senhor nos faz recuar diante de riscos, sacrifícios e pressões. Pedro havia se precipitado negando a Jesus, mas abriu mão de sua fraqueza para não sobrar nenhuma reserva mais. Diferente de Judas, entregou-se completamente ao Mestre e foi leal até o fim.

Com reservas ou sem reservas? Como é seu coração em relação a Cristo?