Sábado
14 de julho
Combata o estresse
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38, 39

Sem muito interesse, eu ouvia as partes rotineiras do culto, silenciosamente absorta numa discussão com Deus sobre as encruzilhadas espirituais em que me encontrava. Eu estava na igreja porque ainda acreditava, ainda confiava em Deus e sabia que precisava estar ali. Eu estava ali a despeito das minhas incertezas e de estranhos sentimentos de insatisfação. Estava ali por causa das consistentes demonstrações do amor e da bondade de Deus em minha vida. Mas me sentia cansada da jornada e desligada do corpo de crentes. Espiritualmente exausta por tentar me apegar tenazmente ao meu compromisso, eu simplesmente não conseguia sacudir a apatia resultante da fadiga.

Então, o coro começou a cantar a respeito de um velho e exausto soldado que queria desistir. O solista admoestou o velho e exausto soldado a “continuar firme”, “nunca desistir”, “guardar a fé”. O sobressalto me tirou da apatia, e senti que aquilo era uma resposta direta e imediata às perguntas que eu andava fazendo silenciosamente a Deus. O coro repetia a admoestação: “Continue firme, velho soldado.” Era como se não houvesse ninguém na igreja além de mim, e Deus estivesse falando diretamente comigo. Às vezes, quando oro, a resposta vem de forma discreta, comedida, que poderia perder-se caso eu não prestasse cuidadosa atenção. Deus não foi sutil daquela vez. Ele viu como Satanás havia intensificado sua guerra psicológica contra mim. Deus envidou um contra-ataque imediato para me defender. As palavras não estavam ocultas numa parábola. Deus, de modo simples, disse para mim no cântico: “Continue firme. Sei o que você está enfrentando. Entendi tudo. Não desista agora. Guarde a fé.” Recebi humildemente as instruções de Deus.

“Este velho soldado” ficará firme – e nunca desistirá. Guardará a fé e será vitorioso porque a graça de Deus lhe basta. Os desafios que enfrentamos a cada dia, às vezes, parecem insuperáveis, mas Deus é grande o suficiente para nos levar a um final feliz.

Assim, a despeito das montanhas que você enfrenta, repouse na convicção de que Deus está disposto a ampará-la. Avance, minha amiga, como um soldado. Guarde a fé.

Beverly P. Gordon