Os membros da nossa igreja vão ao centro da cidade todo mês preparar e servir uma refeição saudável e nutritiva aos moradores de rua.
Servir refeições àqueles menos afortunados é uma experiência social e espiritual que me faz lembrar do jejum mencionado em Isaías 58. Observamos enquanto os desabrigados se aproximam de nós com precaução e receio. Eles não sabem quem somos ou se podem confiar em nós, mas eles estão famintos, e isso prevalece a todos os outros instintos. Eles se sentam a mesas elegantemente decoradas que foram postas com grande cuidado pelo nosso grupo da igreja e, pacientemente, esperam as instruções. Uma oração é feita, o grupo que serve o alimento é apresentado e a refeição fica pronta para ser servida.
Em muitas dessas ocasiões, vejo de perto como deve ter sido quando Jesus alimentou as multidões com somente alguns pães e peixes. Às vezes, simplesmente não há comida para todos, mas observamos fascinados enquanto todos se alimentam, até aqueles que chegam mais tarde.
Enquanto a refeição é concluída, observamos as pessoas saírem com uma atitude diferente de quando elas chegaram. Durante sua visita breve, eles não somente se alimentam, mas também experimentam o amor de Deus. Enquanto vão embora com recipientes de comida extra e literatura contendo as mensagens de Deus, entre sorrisos e risadas, nós nos sentimos abençoados por termos sido escolhidos para compartilhar essa experiência tão simples, mas tão significativa.
Estamos cansados, pois trabalhamos bastante. Muitos de nós acabam dormindo tarde, mas existe amor em ação. Ouvir as palavras de Deus: “Sempre que o fizeram a um destes Meus pequeninos irmãos, foi a Mim que o fizeram” (Mt 25:40), faz valer a pena o trabalho árduo.
O banquete que Jesus preparou para os Seus santos está pronto. O ambiente, a comida, o serviço são todos muito além da nossa imaginação. A mesa do banquete é espetacular. Jesus está assentado à mesa, enquanto nós nos sentamos no lugar que Ele designou para cada uma de nós. Estamos em casa. Eu estarei lá. E você?
Joan Dougherty-Mornan