Em seus últimos dias, ao olhar para trás, o rei Davi agradeceu profundamente tudo o que Deus fez por ele. Seu desejo era construir um templo em honra ao Senhor. Entretanto, conforme a orientação divina, esta missão deveria ser realizada por seu filho. Mesmo assim, Davi não desistiu de contribuir para a obra. O rei recolheu ofertas para a construção do templo, tentando expressar sua gratidão a Deus.
Davi tinha motivos para agradecer: certamente ele se lembrava de como fora escolhido para ser o rei de Israel. Foi vitorioso ao derrotar leões, ursos e até o gigante Golias. Em sua mente passavam os vários erros que cometera e como Deus sempre havia estendido a mão para lhe dar uma nova oportunidade. Com esse sentimento, ele ofereceu a Deus uma oferta de seus bens particulares.
Como rei, ele também tinha muitos motivos de gratidão. Seu reinado foi marcado pela expansão e prosperidade. Foi ele quem unificou o estado hebraico, conquistou Jerusalém e a transformou na capital, estabelecendo ali a Arca da Aliança. Por isso, ele separou dos tesouros do reino uma oferta para Deus e convocou seus líderes a fazerem o mesmo.
Juntos eles trouxeram 100 toneladas de ouro, 240 toneladas de prata, além de bronze, ferro, mármore, pedras preciosas e madeira. Se o material arrecadado fosse vendido pelo preço atual, estaríamos falando de uma oferta que alcança a cifra dos bilhões.
Embora o tamanho da oferta possa impressionar, foi a postura de Davi que mais chamou a atenção. “Quem sou eu?”, ele perguntou. “Tudo vem de Ti.” Davi reconhecia que tudo vem de Deus, e ele estava somente devolvendo o que o próprio Deus havia lhe dado.
Davi pensava: Como posso agradecer ao Senhor tudo que Ele fez por mim? Uma das formas que encontrou para isso foi levar ofertas ao Senhor, mesmo sabendo que tudo vem Dele. Você já demonstrou sua gratidão a Deus por meio de suas ofertas?