Quem nunca ouviu a seguinte frase em tom de conselho: “Dize-me com quem andas e te direi quem tu és”? Quando os pais usam esse ditado, estão tentando nos advertir da importância de andar com gente boa para que os valores corretos que eles nos ensinaram não se percam por conta dos costumes errados das más companhias.
Embora essa frase não esteja na Bíblia, ela expressa um princípio da Palavra de Deus. Por exemplo, o sábio Salomão diz: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” (Provérbios 13:20). Paulo concorda e enfatiza: “Não se enganem: ‘As más companhias estragam os bons costumes’” (1 Coríntios 15:33).
Os textos bíblicos acima revelam a importância das boas amizades no crescimento individual e, por outro lado, a tragédia de se relacionar com gente cujos valores são contrários aos do reino de Deus.
Isso não significa que você deva desprezar as pessoas, mas que é preciso estar ligado diretamente apenas a quem vai, de fato, ajudar você a crescer na vida. Ao se relacionar com pessoas más, sem perceber, você vai estar fazendo o que elas fazem. Um antigo provérbio chinês ilustra essa ideia: “As más companhias são como mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.”
No versículo de hoje, Jesus acrescenta ainda outro ponto importante para a escolha de boas companhias. Ao enviar seus discípulos ao campo missionário, Ele orientou:
“E em qualquer cidade ou povoado que entrardes, indagai quem neles é digno.” Em outras palavras, Ele estava dizendo: “As pessoas não vão valorizar a mensagem, se vocês estiverem associados com gente de má reputação. Por isso, se misturem com gente boa.”
José Bates, um dos fundadores da Igreja Adventista, sempre levou esse conselho a sério. Conta-se que, quando foi evangelizar a cidade de Battle Creek, ele perguntou no correio: “Quem é o homem mais honesto da cidade?” “David Hewitt”, respondeu o funcionário. Bates escolheu começar sua obra de evangelização por Hewitt. O resultado? O homem se converteu, e, em Battle Creek, muitas outras pessoas foram batizadas pelo testemunho do “homem mais honesto da cidade”. Certamente o povo pensou: “Se esse Bates anda com Hewitt, ele deve ser gente boa. Vamos ouvi-lo.” Escolha andar com Jesus e com os amigos dele. Assim, as pessoas não terão dúvida a respeito de quem é você.