Acumuladores são pessoas que não descartam nada do que tem. O lixo que produzem vira parte de seu “patrimônio”, e roupas, sapatos, móveis ou qualquer tipo de coisa velha jamais são doados ou descartados. Tudo fica devidamente acumulado e empilhado pela casa. Para piorar, essas pessoas vivem ainda à caça do que os outros jogaram fora.
A atividade cerebral dos acumuladores sobe para níveis elevadíssimos quando o que está em jogo é a decisão de descartar ou não o que têm e, segundo pesquisadores da doença, esse agito no cérebro dificulta o processo de escolha e favorece o medo de ficar sem alguma coisa útil. A condição doentia de pessoas assim ilustra a situação de muita gente que não aprendeu a compartilhar.
Tudo o que temos de bom vem de Deus. Por isso, não precisamos ter medo de compartilhar. Viver egoisticamente, sem pensar em ajudar os outros, é desconsiderar que é Deus quem provê o que precisamos. É triste ver gente com tanto, e outros com tão pouco. Cristãos verdadeiros não acumulam comida, roupa e bens materiais, enquanto existem pessoas que não têm nada.
Esse é o princípio por trás do ensino de Jesus a seus discípulos no versículo de hoje. O Senhor deseja que entendamos que sua graça deve transbordar livremente de nossa vida para abençoar os outros. Não há como acumular os presentes de Deus e não os compartilhar.
Gratuitamente, Deus conferiu para todos nós os mais diversos dons. Algumas pessoas, por exemplo, têm grande facilidade de aprender. É bonito ver gente assim compartilhando o que sabe com os outros, ao reunir os amigos dias antes de uma prova para estudar, ao ajudar colegas novatos no trabalho a aprender o que fazer, entre outras coisas.
Quando o que está em jogo é o conhecimento da Palavra de Deus, o nível de responsabilidade aumenta ainda mais. No versículo de hoje, Jesus deixou bem claro aos discípulos o dever de distribuir o que receberam.
Ao enviá-los para a missão, o Senhor os motivou a compartilhar, de graça, a salvação que haviam recebido gratuitamente. E ele também espera isso de nós, seus discípulos atuais.
Por isso, não seja um acumulador. Deixe que o Espírito Santo encha seu coração de amor e compartilhe o que Deus lhe tem dado, sem medo. Quanto mais distribuir, mais você terá.