Estar unido a Jesus não significa somente ter o nome escrito no livro da igreja, frequentar os cultos de sábado ou coisas do tipo. Tudo isso pode ser importante, mas o essencial é permitir que as palavras de Jesus continuem no centro da vida, conforme o ensino do versículo de hoje.
A conversão é um processo lindo. Quando uma pessoa recebe a Palavra de Deus com coração aberto, ocorre uma mudança extraordinária na vida. As descobertas nas Escrituras promovem uma revolução de amor e, com alegria, são feitas renúncias antes impensáveis. É isso que as palavras de Cristo fazem no coração convertido.
Com o passar do tempo, porém, o desafio de todo cristão é se manter antenado à Palavra de Deus e permitir que ela continue sendo o centro da vida. Em geral, quando o fogo do primeiro amor a Deus e à verdade começa a diminuir no coração, as pessoas vão colocando outras “palavras” em sua vida e, passo a passo, se desligam de Jesus. Sem perceber, deixam de ouvir as palavras de Cristo. Quando se dão conta, já estão bem longe e não sentem qualquer prazer na presença de Deus.
Nesse processo de morte espiritual lenta, as músicas mundanas passam a ocupar o espaço dos hinos de louvor, a literatura de baixa qualidade moral substitui a leitura da Bíblia, as redes sociais e o entretenimento ocupam todo o tempo antes dedicado à oração, e os próprios interesses se tornam cada vez maiores do que os interesses do reino de Deus.
É dessa forma que as palavras de Jesus deixam de ocupar o centro da vida. O resultado disso é uma completa desconexão com Deus, ainda que o indivíduo esteja com o nome no livro da igreja e frequente os cultos. Pessoas assim passam a ser cristãos mortos-vivos: com aparência de santidade, mas que negam, em seu interior, a eficácia da fé. Isso é uma tragédia, pois a pessoa vive dividida, com um pé na igreja e outro no mundo.
Como resultado, muitos têm a triste sensação de que suas orações não passam do teto, e o pior: não sentem que tenham qualquer assunto para tratar com Deus. Infelizmente, essa é a realidade de muita gente, mas não precisa ser a sua. A Palavra de Deus é poderosa. Mesmo que esteja bem distante de Deus, se você resolver hoje dar ouvidos à voz de Jesus, a fé voltará a aquecer seu coração. Suas orações vão estar em harmonia com a vontade divina e, por isso, serão atendidas. Sua vida espiritual se renovará, e a paz de Jesus inundará sua existência.