Domingo
29 de março
Confiança
Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. 1 João 4:16

Confiar em Deus é uma das maiores e mais urgentes necessidades da vida. São tantas as evidências do amor de Deus por nós que duvidar me parece tolice. No entanto, preciso reconhecer que muitas vezes questionei o amor de Deus e a capacidade Dele de cuidar de mim. O maior inimigo da confiança é a dúvida. Quantas vezes fiquei atribulado por causa de erros reais ou imaginários, achando que Deus jamais me aceitaria de novo. Se há uma coisa que precisamos aprender urgentemente é confiar no amor inabalável de Deus por nós. Esse amor não depende do que fazemos ou deixamos de fazer. A mensagem das Escrituras é clara: Deus é amor.

João acreditava que era o discípulo mais amado. Ele confiava nesse amor. Aprendeu algo observando Jesus. Cinco vezes em seu livro, ele chama a si mesmo de “o discípulo a quem Jesus amava”. Ele nem mesmo usa seu nome. Este é o segredo da confiança: não se trata de quanto confiamos em Deus, mas do quanto Ele nos ama.

Eu sinto que meus filhos confiam em mim. Eles costumam partilhar comigo seus problemas, sonhos e preocupações. Claro que eles têm seus segredos e histórias particulares, mas, no geral, eles me contam tudo. Confiam em mim porque experimentaram do meu amor sincero por eles. Filhos que têm convicção de que são amados e aceitos pelos pais são mais receptivos ao amor de Deus e têm maior predisposição para confiar. Da mesma forma, posso afirmar que os filhos que não receberam doses diárias de afeto, cuidado, proteção e amor terão mais dificuldades para confiar no amor de Deus.

O velho ditado diz: “Quem ama confia.” Ao que parece, as pessoas mais próximas de Jesus tinham uma consciência avassaladora do amor Dele. O amor não exige provas para confiar. Da próxima vez em que você vir uma criança dormindo tranquila nos braços da mãe, observe a serenidade de seu semblante. Sem palavras, ela parece dizer: “Não tenho medo de nada, pois os braços que me seguram são de alguém que me ama.” Precisamos aprender a descansar no amor de Deus e permitir que Ele nos ame exatamente como somos. Ele escolheu nos amar. O ato de confiar começa quando entendemos esse amor.