Sexta-feira
29 de dezembro
Conhecer Jesus é tudo!
Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” João 21:17

Por três vezes, Jesus perguntou se Pedro o amava. De acordo com o relato bíblico, o apóstolo se entristeceu com a insistência de Jesus. Contudo, o Senhor tinha um motivo para isso. Até sua triste negação, Pedro sentia-se autossuficiente. Ele batia no peito e dizia que seu amor por Jesus era imbatível. A realidade mostrou que as coisas não eram bem assim.

Ao questionar seu discípulo dessa forma, Jesus estava dando a ele a oportunidade de ser sincero e responder com reflexão. O diálogo foi registrado em grego, língua em que há mais de uma palavra para amor. Segundo os estudiosos do idioma, nas duas primeiras perguntas, Jesus usou um verbo que se refere ao tipo de amor mais sublime que existe (agapao). A resposta de Pedro, porém, foi dada com um verbo que fala de um amor menos intenso (phileo).

 É possível que a resposta do apóstolo indique seu reconhecimento de que não amava Jesus tanto quanto precisava. Pedro havia aprendido a lição da humildade e da sinceridade. Finalmente, entendeu que não bastava dizer que amava Jesus, enquanto não demonstrasse isso na prática. Ficou claro para Pedro que era melhor reconhecer sua necessidade de ajuda para ser aquilo que Deus esperava dele. Isso é a melhor coisa a fazer.

Cresci ouvindo pregações que diziam: “Conhecer Jesus é tudo!” Essa frase me incomodava. Na boca do pregador, tudo parecia maravilhoso, mas na minha vida essas palavras não encontravam significado real. Queria poder dizer o mesmo, mas, com sinceridade, não podia. Embora tenha nascido em um lar cristão, eu ainda não conhecia Jesus de verdade. Por isso, Ele não era tudo para mim.

Incomodado, passei a clamar a Deus para que o conhecimento de Cristo fosse uma realidade em minha vida. O Senhor não deixa de responder a uma oração assim. Ele se revelou a mim em sua Palavra, e hoje posso dizer que encontrei em Cristo o sentido da minha existência.

Era esse tipo de coisa que Jesus desejava provocar em Pedro ao questioná-lo sobre o amor. Ele queria reconhecimento e pedido de ajuda. O objetivo de Deus com o texto que você está lendo agora é exatamente o mesmo. Olhe no espelho que Ele coloca diante de seu coração hoje e reconheça o nível real de amor que sente por Jesus. Clame por sua ajuda. Ele não lhe desapontará. Depois disso, você poderá dizer do fundo do coração: “Conhecer Jesus é tudo!”