Na fachada de uma biblioteca nos Estados Unidos, está escrita a frase “Knowledge is power” [Conhecimento é poder]. Essa é uma ideia que perpassa toda a história da humanidade. Quem adquire conhecimento sempre tem destaque na vida.
Na primeira carta ao jovem Timóteo, Paulo o orienta a aplicar-se à leitura (1 Timóteo 4:13, ARA). É verdade que o apóstolo estava se referindo especificamente à leitura do Antigo Testamento, mas esse conselho pode ser aplicado a outras áreas do saber.
O cristão não precisa restringir-se à leitura da Bíblia. Existe um vasto campo de conhecimento pelo qual podemos nos aventurar. Naturalmente, ao selecionarmos nosso material de leitura, devemos acionar critérios espirituais para não expormos a mente ao que esteja em desarmonia com o ensino das Escrituras.
O profeta Daniel e seus três amigos são um bom exemplo de pessoas que se dedicavam aos estudos. A Bíblia os caracteriza como cheios “de sabedoria, inteligência e instrução” (Daniel 1:4, AA). Na sequência, é dito que eles eram versados “em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei” e que Nabucodonosor “os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino” (Daniel 1:20, ARA).
Assim como eles, o cristão deve se dedicar aos estudos da ciência, filosofia e outros assuntos. É verdade que a vida moderna é muito cheia de compromissos, mas, se nos organizarmos e aproveitarmos os pequenos momentos de folga, conseguiremos ler muito mais.
Sobre isso, Ellen White disse: “Alguns momentos aqui e outros ali, que poderiam ser dissipados em conversas inúteis; as horas matutinas tantas vezes desperdiçadas no leito; o tempo gasto em viagens […] se se tivesse um livro à mão, e estes retalhos de tempo fossem empregados estudando, lendo ou meditando, que não poderia ser conseguido!” (Parábolas de Jesus, p. 343, 344). Sem dúvida, a leitura de materiais edificantes é um grande privilégio.
Deus deseja o seu crescimento intelectual e que você experimente o poder do conhecimento.