Estávamos esperando o culto começar, quando meu filho caçula, Lorenzo, perguntou:
– Mãe, quando a senhora era criança sentia as pernas inquietas porque queriam correr, mas não deviam?
Respondi que sim. Mas, curiosa, quis desbravar a lógica infantil e procurei descobrir em que momentos ele sentia as pernas inquietas. A resposta veio rápida:
– Geralmente na igreja e na escola.
– E o que você faz quando isso acontece? – continuei minha investigação.
Olhei atentamente para a figurinha, com os óculos na ponta do nariz miúdo, cabelo
(por enquanto) bem penteado, roupa alinhada e pernas cruzadas. Esperei a resposta.
– Eu acalmo meus pensamentos, me controlo devagar e, depois de um tempo, as minhas pernas se acalmam também. Aí a vontade de correr passa.
Foi inevitável a reflexão. Incrível! Uma criança de oito anos que controla suas vontades, suporta a frustração de não ser atendido imediatamente e que consegue diferenciar vontade de necessidade? Eu me atrevo a dizer que esse é um espécime em extinção! A sociedade está abarrotada de adultos que chamamos ironicamente de infantis, egocêntricos, emocionalmente instáveis, com vontades imperiosas, que ao menor sinal de desagrado gritam, choram, fazem beiço, falam impropérios. En-lou-que-cem!
A escritora Ellen White disse: “A vontade é o poder que governa a natureza do homem, pondo todas as outras faculdades sob sua direção” (Mensagens aos Jovens, p. 151).
Uma “vontade enfraquecida” é o reflexo de uma mente fraca, um raciocínio raso e temperamento descontrolado. Sim, pode ser assustador ou reconfortante, tudo começa na mente. Uma mente débil basta para que pensamentos girem sem lei e ordem, incapaz de discernir entre o bem e o mal, o certo e o errado.
Por sua vez, uma mente renovada tem como diretriz o Espírito Santo, encara desafios, tristezas ou alegrias com tranquilidade, mantém a clareza espiritual e tem como bônus a esperança.
Cuide de quem cuida de você, elogie e agradeça, aprenda muito, tudo e sempre, sorria, arrume-se, perfume-se, ame-se! Submeta sua vida aos sonhos de Deus, controle seus pensamentos, acalme sua vontade de correr enlouquecido pela vida e viva!
Lenise Lellis Barbosa