Ter fé é diferente de ter fé na fé. Meu fervor e minha devoção não me garantem que estarei sempre com a verdade. A religião da Bíblia não funciona como um talismã ou uma bola de cristal. Não ensina que a conexão com o divino é resultado da sensibilidade pessoal ou fruto de um dom sobrenatural com o qual nascemos. Deus usa pessoas escolhidas como canais de bênção e de salvação, mas o que Ele mais anseia é uma conexão direta com cada ser humano, sem intermediário algum, exceto o Espírito Santo, nosso Intercessor, e Jesus Cristo, nosso Mediador.
Entretanto, por duvidar disso, muitos confundem espiritualidade com espiritualismo, e daí encontram nas coincidências da vida “razões” para alimentar o lado místico de sua fé. Isso aconteceu com uma jovem que foi ao enterro de um conhecido e lá encontrou uma senhora idosa, de olhos bondosos, que se aproximou dela e disse: “Viva bem cada dia da sua vida, porque nunca sabemos quando chegará a nossa vez!” Algo, porém, deixaria aquele incidente gravado na mente da jovem. Pouco depois, ela entrou, por curiosidade, em outra sala de velório, no mesmo cemitério, e, ao se aproximar do caixão, viu que a senhora com quem ela havia acabado de falar estava no caixão! Nem é preciso dizer que saiu tremendo, muito impressionada. Minutos mais tarde, contaram-lhe que a falecida tinha uma irmã gêmea, viva, que estava presente no sepultamento.
Quando Pedro foi liberto da prisão, ele viu o anjo, mas não entendeu o que, de fato, estava ocorrendo. Pensou que se tratava de uma visão, que o cárcere aberto não era real. A ideia de que tudo aquilo fosse uma visão celestial não era ruim; era até bela. Às vezes, aquilo em que cremos não é mau em si nem é errado, mas pode ser diferente do que Deus revelou. Por isso, devemos pô-Lo à prova, como Ele mesmo pede, e nos submeter aos ensinamentos da Sua Palavra e ao peso das evidências. Foi o que Pedro fez, daí tudo ficou claro no final.
Intuição e razão não são inimigas nem coisas incompatíveis. Quando bem combinadas, elas podem fazer de você um cristão mais semelhante a Jesus. Era isso o que Pedro queria. Imagino que você também. Portanto, que tal pedir isso ao Senhor hoje?