Muitas vezes, eu me perguntei sobre o significado da expressão do texto de hoje: “Cristo em vocês.” Foi apenas nesses últimos anos que, por fim, cheguei a entender o que ela realmente significa.
Eu poderia mencionar algumas mulheres na Bíblia que, creio eu, tinham a Deus vivendo nelas e por intermédio delas. Isabel, a idosa mãe de João Batista, era uma. Quando seu esposo lhe contou – ou melhor, escreveu para ela – o que o anjo lhe dissera (que ela daria à luz em idade avançada), não houve hesitação de sua parte. Ela não duvidou. Não se queixou. Que mulher! É óbvio que Deus nunca comete um erro, e Ele escolheu a mulher certa para a missão. Admiro Isabel, sua fé e dedicação. Ela criou o filho que Deus colocou sob seus cuidados,
para que ele fosse o perfeito precursor do ministério terrestre de Cristo.
Então, como podemos nós também ter Cristo em nós? Creio que isso é possível desta maneira: Uma experiência espiritual diária será a base de tudo o que fazemos e dizemos como mulheres cristãs. Sou uma pessoa adepta de seguir uma rotina, de modo que meus dias, geralmente, começam da mesma maneira. Não há muitas mudanças de dia para dia. No livro Caminho a Cristo, lemos: “Consagre-se a Deus pela manhã; faça disso sua primeira atividade. […] Peça-Lhe que examine todos os seus planos, para que eles sejam levados avante ou não, conforme a indicação da Sua providência” (p. 70, texto adaptado).
Quando somos organizadoras, não é fácil mudar nossos planos. Em geral, não costumamos esperar que as coisas aconteçam. Queremos ver as coisas feitas, assim que for possível! Entretanto, se desejamos que Cristo viva em nós e por nosso intermédio, teremos que aprender a entregar tudo em nossa vida para que Deus administre. Às vezes, é difícil. Preciso esperar até descobrir qual é a vontade de Deus para mim em um determinado momento.
Se desejamos ter Cristo em nós, precisamos permitir que Ele preencha nossa mente e deixar que Ele trabalhe em nós e por nosso intermédio.
Estar em Cristo e ter a Cristo em nós não acontece por acidente. Acontece porque mantemos comunhão com Ele regularmente. Entregamos a Deus nossa vontade, e Sua vontade vem a nós em lugar dos nossos projetos, planos e vontades. Que “Cristo em nós” seja o desejo mais profundo em nosso coração!
Erna Johnson