Quarta-feira
26 de julho
Cuidado com os acréscimos
A mulher respondeu à serpente: – Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.” Gênesis 3:2, 3

Uma das primeiras histórias bíblicas que aprendi foi a que aconteceu com nossos primeiros pais, Adão e Eva, no Jardim do Éden. Apesar de ser muito conhecida, ela é uma história triste. A Bíblia nos conta que Deus havia instruído Adão e Eva a comer de todas as árvores frutíferas do jardim, com uma única exceção. Não deveriam comer o fruto de uma árvore específica, que Deus havia colocado bem no meio do jardim, “a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:9). Não comer daquele fruto demonstraria o amor e a obediência que eles tinham para com Deus. A árvore proibida também era o único lugar onde Satanás poderia ter acesso ao casal. Por isso, Deus avisou Adão: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá” (v. 17).

Certo dia, quando Eva se afastou de Adão e foi vagando na direção da árvore, Satanás, disfarçado de serpente, começou a conversar com ela. Ele a tentou a comer o fruto da árvore. Eva respondeu dizendo que eles não deviam comer daquele fruto “nem tocar nele, para que não venham a morrer” (Gênesis 3:3). Mas é claro que a serpente contradisse o que Deus havia falado, dizendo a Eva que seus olhos seriam abertos e que ela seria igual a Deus, conhecendo o bem e o mal.

Algo que acho muito interessante nesse verso é que Eva citou a advertência divina e acrescentou “nem tocar nele [no fruto]”. Por que será que ela achou necessário acrescentar essa informação? A Bíblia não nos diz. Às vezes, quando tornamos exagerada uma informação, como Eva fez com o que Deus havia dito, podemos perder o ponto crucial da mensagem e fracassar, assim como Eva. De maneira similar, os fariseus adicionaram regras para o sábado que iam além das instruções de Deus e acabaram perdendo a essência do significado desse dia. Jesus os condenou por isso.

Vamos pedir a Deus a cada dia: Senhor, não permita que eu interprete mal as instruções que Tu tens para mim. Ajuda-me a aprender a obedecer aos Teus mandamentos com simplicidade, da maneira como eles são. Ajuda-me também a não acrescentar nada às Tuas palavras perfeitas, sábias e santas.

{ Jeyarani Sundersingh }