Segunda-feira
21 de março
Da prisão ao palácio
Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem. Gênesis 50:20

A história bíblica de José, filho de Jacó, é a favorita de muitas de nós. Ela começa em um ambiente familiar e registra o desenvolvimento de muitos temas dignos de ser analisados: favoritismo dos pais, ódio, rivalidade grave entre irmãos, crime premeditado, decepção, escravidão, coragem, paciência, perseverança, teste, chantagem, aprisionamento, realeza, e perdão — entre muitos outros. Há muito a ser aprendido com a história da vida de José e de seus irmãos. Nós, pais e mães, podemos aprender com o erro de Jacó, o perigo sério em demonstrar favoritismo na família, pois isso foi o fator que deu origem a muitos anos de desafios e até de sofrimento para Jacó e José.

As várias experiências de José mostram uma pessoa que manteve sua dignidade, coragem e fé consistente em Deus, mesmo diante de tratamento injusto. Não somente foram seus irmãos extremamente injustos, mas as falsas acusações da esposa de Potifar e os anos de aprisionamento que se seguiram poderiam ter sido demais para um jovem suportar. Ele poderia ter sucumbido à vontade dela, mas José valorizava seu relacionamento com Deus muito mais do que um momento de “prazer”. Ele sofreu muito, mas Deus estava com ele. Perceba também que, mesmo na prisão, ele foi tão fiel que conquistou o respeito do carcereiro. Deus estava usando as muitas provações que José enfrentava para prepará-lo para coisas maiores — uma admissão que José fez mais tarde aos seus irmãos e que é o texto bíblico de hoje.

Em todas as coisas, Deus continua a trabalhar em favor de Seus filhos que confiam Nele. Romanos 8:28 diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Nada, absolutamente nada, pode acontecer aos filhos de Deus sem Seu conhecimento e Sua permissão. E Ele promete que não restringirá nenhuma bênção àqueles que andam retamente.

A raiva dos irmãos de José que levou ao ódio é uma outra lição vital para aprendermos e evitarmos. Devemos diariamente resolver nossas diferenças. O perdão é um dos temas mais profundos e mostra o nível elevado em que os filhos de Deus devem se relacionar uns com os outros. Essa é uma tarefa difícil, mas pela graça de Deus conseguiremos realizá-la.

Jacqueline Hope HoShing-Clarke