Em 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu, matando todos os tripulantes, inclusive uma professora que seria a primeira civil a fazer parte de um voo espacial. Nunca havia acontecido um acidente fatal como esse em toda a história do programa espacial dos Estados Unidos, e ninguém esperava que isso pudesse ocorrer.
Os preparativos para o voo foram realizados visando à segurança. A nave estava pronta para o lançamento. Fotos oficiais foram tiradas. Na despedida, reinava um clima de alegria, orgulho e boas expectativas. A nação assistia ao vivo, pela televisão, ao lançamento. De repente, algo inimaginável aconteceu. Após 73 segundos de voo, a espaçonave se desintegrou no ar. Toda a euforia foi engolida pelo fracasso.
Você já passou por uma grande decepção na vida e teve que experimentar uma dor inesperada? Um acidente, uma doença, um divórcio, uma palavra errada, uma atitude impensada, uma ingratidão ou uma traição? Muitas são as possibilidades de infortúnio, e o sofrimento, de repente, nos envolve por completo. Mesmo que haja dinheiro, apoio ou que todos os ventos estejam a favor, repentinamente, tudo muda. Nosso sonho perfeito vira um grande pesadelo!
A adversidade, o imprevisto, o pecado e o mal não deveriam fazer parte de nossa história. Existe, então, alguma saída? Diante dos grandes desapontamentos, jamais deveríamos nos esquecer de que Deus é o único que nunca nos decepciona. Seus planos não conhecem frustrações. A Bíblia afirma: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados […], pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará” (Dt 31:6). O Deus que cuidou de Seu povo no passado nos sustenta no presente e nos resgatará no futuro. Nele, temos a promessa de que jamais seremos abandonados nem decepcionados. Basta acreditar.