Quinta-feira
08 de agosto
DECLARAÇÃO
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10

Em meu ministério tive a experiência de estudar a Bíblia com internos de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Em uma daquelas manhãs, vi no canto do auditório um rapaz com roupas rasgadas e cara de poucos amigos. Alguém me disse que era o interno mais perigoso ali. Tinha se envolvido com o tráfico de drogas e cometido outros crimes. A família já não buscava notícias suas. Seus companheiros do passado haviam desaparecido. Agora ele estava lá, com os braços cruzados e um olhar indecifrável. 

Senti o desejo de me aproximar dele. “Você sabe que Jesus ama você?” foram as palavras que escolhi para iniciar o diálogo, mesmo sem saber ao certo como definir o tom de voz. Mas essas poucas palavras foram o suficiente para abrir as fontes adormecidas de seus olhos. Lágrimas começaram a rolar por aquele rosto marcado pelo ódio, pela violência e pelo vício. Ele inclinou a cabeça para frente, e as lágrimas caíram sobre o chão sujo da sala. Depois de algum tempo em silêncio, com voz embargada, ele respondeu: “Não, senhor. Pra dizer a verdade, nunca soube de alguém que me amasse.” 

Talvez você tenha aberto este livro se sentindo esquecido, traído ou incompreendido. Talvez carregue no peito a estranha sensação de nunca ter sido amado. Há, no entanto, uma verdade da qual você nunca pode se esquecer: Deus ama você. Cada nascer do Sol é um recado apaixonado do Eterno. Cada flor que se abre é um presente de Deus para você. Cada estrela que brilha na imensidão do céu é uma declaração do amor de Deus por você. 

Somos tentados a construir uma imagem distorcida de Deus, como se Ele fosse autoritário e cruel. Satanás tenta nos fazer pensar que a justiça e o amor de Deus não podem ocupar o mesmo espaço. Por isso, o Eterno decidiu escrever com letras de sangue sua maior e mais linda declaração de amor. 

“Deus ama você”, eu disse, colocando uma das mãos sobre o ombro daquele moço. Em seguida, recitei as palavras de João 3:16, substituindo a palavra “mundo” pelo seu nome. Ele me olhou nos olhos e sorriu. 

Sorria. Você está sendo amado!