Por que ninguém mostra um pouco de consideração por mim, para variar?, pensei, certo dia. Isso aconteceu em um dia no qual meu marido esteve tão ocupado que não me abraçou nem uma vez, meu filho mais velho murmurou uma única palavra em resposta às minhas perguntas, e meu filho mais novo sempre queria algo de mim. De repente, o telefone tocou. Era uma irmã em Cristo me convidando para um congresso de mulheres e pedindo que eu preparasse uma reflexão sobre Josué 24:15. Apesar de ter aceitado, pensei: Talvez não seja um bom momento para eu falar sobre esse verso, afinal, estou tão insatisfeita com a minha vida! O que eu poderia dizer sobre isso para as pessoas?
Enquanto eu relia esse verso tão conhecido, as palavras “eu” e “minha” ganharam um novo significado: “eu e minha casa”. Então o Espírito Santo falou comigo. Sim, é aí que tudo começa: com você. A comunicação com seu filho começa com você. A atmosfera da sua casa começa com você. Se você for o coração amoroso da família, então toda a sua casa será cheia de amor! Com humildade, pedi que Deus me perdoasse. Eu estava esperando que outros fizessem aquilo que tinha que começar por mim. Com lágrimas de gratidão, agradeci a Deus pelo Seu exemplo, pois Ele é o primeiro a Se aproximar de nós com amor, bondade e perdão.
Naquela mesma noite, decidi ser a primeira na minha família a tentar melhorar nossos relacionamentos. Eu não iria esperar que meu marido se aproximasse de mim. Em vez disso, faria o possível para sempre me aproximar e dar um abraço nele. Não iria resmungar e esperar que meus filhos falassem bondosamente comigo. Eu seria a primeira a falar com amor transbordante e mostraria a eles o quanto são preciosos para mim. Faria o meu melhor para preencher meu coração com o amor de Jesus todos os dias e, então, deixar que esse amor brilhasse através de mim para todos que cruzassem meu caminho.
Se hoje as circunstâncias da sua vida não são as que você esperava que fossem, trabalhe em prol da mudança – começando com você! Tome a decisão pessoal de ser a primeira a amar as pessoas, a perdoar e a se importar. Quando agimos como cidadãs do Céu, a paz de Deus preenche nosso coração.
{ Irina Begas }