Estudos apontam que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo terá depressão em algum momento da vida. Essa doença psiquiátrica provoca alterações no humor, levando a uma tristeza profunda e a uma forte sensação de desesperança. Nos casos extremos, essas pessoas podem pensar na morte como solução imediata.
Mas será que verdadeiros cristãos podem contrair essa doença? Lembro-me de estar sentado no banco da igreja, ao lado de alguém que eu amava muito e que sofria de depressão. Na ocasião, o pregador disse: “Olhe para a pessoa ao seu lado e diga: ‘O verdadeiro cristão não tem depressão!’”
Se isso fosse verdade, o que diríamos do grande profeta Elias? Ele havia acabado de derrotar os profetas de Baal e dado uma tremenda demonstração de fé ao prever a chuva que cairia após três longos anos de seca. Na sequência, porém, aquele incrível homem de Deus aparece intimidado, isolado e pedindo a morte para si.
A verdade é que nem mesmo o grande profeta de Deus estava acima das fragilidades humanas. Se você ou alguém que você ama estiver sofrendo de depressão é porque também não está imune. Somos humanos, e algumas circunstâncias nos afetam.
Você já observou a resposta de Deus ao pedido desesperado de Elias? Ele simplesmente não disse nada. Apenas cuidou daquele homem que sofria. Deus enviou Seu anjo duas vezes para acordar e alimentar Elias. A forma de Deus expressar Seu amor por Seu servo foi permitindo que o profeta dormisse e também provendo a ele pão e água.
Talvez você esteja enfrentando essa terrível doença, mas, de alguma forma, encontrou forças para ler este texto. Lembre-se, a vida de Elias nos ensina que servos de Deus também podem enfrentar a depressão. Então, busque forças em Deus e nas pessoas capacitadas por Ele para ajudar você. As forças de Elias foram restauradas, e as suas também serão. Elias pediu a morte, e Deus lhe disse “não”. Na verdade, Ele o levou direto para o Céu. Esse mesmo Deus está cuidando de você.