Várias pessoas na Bíblia são descritas com caráter elevado: Rute, Jó, Neemias, Jônatas, José, apenas para mencionar alguns. Admiramos esses personagens e suas histórias porque eles possuíam uma virtude moral diferente dos que estavam à sua volta.
Precisamos levar isso a sério. As pessoas estão sempre querendo ver se nossa vida se ajusta às nossas palavras. O filósofo Ralph Waldo Emerson disse: “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.” É dessa forma que somos vistos quando nossa fé é da boca para fora. Praticar as coisas básicas nos prepara e qualifica para maiores responsabilidades.
Deus está interessado em nosso desenvolvimento. Há um processo deliberado e sistemático pelo qual Deus quer que passemos. Se o entendermos e o aplicarmos à nossa vida, poderemos colaborar com o Senhor. Assim, Ele poderá nos usar no máximo de nossa capacidade. Não é algo muito complicado. Na verdade, é extremamente simples. Sabe qual é o plano de Deus para o desenvolvimento de seu caráter? “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2:52). Será que você está crescendo dessa maneira?
Muita gente por aí está bastante preocupada em crescer apenas fisicamente (leia-se músculos), mas jamais podemos esquecer da necessidade de crescermos em sabedoria e graça. Precisamos ser capazes de discernir entre o bem e o mal. Necessitamos de graça para termos acesso a Deus e às pessoas. Em relação ao próximo, crescer em graça significa desenvolver boas maneiras nos relacionamentos. Jesus era cortês e tinha maneiras apropriadas para lidar com as pessoas. Mesmo que a formação educativa de alguém não tenha contemplado esse lado, o evangelho tem poder de compensar o tempo perdido.
Na formação do caráter cristão, o modelo é Cristo. Andar com Ele cada dia nos leva a amá-Lo, admirá-Lo, imitá-Lo e segui-Lo. Essa é a obra de uma vida inteira!