“Um elefante incomoda muita gente.” Repetimos essa frase desde a infância. Mas, para falar a verdade, os elefantes não têm perturbado muito a minha vida. O que costuma me incomodar mesmo são pequenos mosquitos. Já tentou dormir com um deles zumbindo perto do ouvido? Ou, quem sabe, com uma goteira pingando em seu quarto? Realmente, um pequeno detalhe faz uma grande diferença. O treinador Pat Riley descobriu isso. Ele ficou famoso por levar o seu time à vitória da NBA (Liga Americana de Basquete), com uma simples estratégia: cada jogador deveria melhorar 1% do aproveitamento em cada um dos cinco fundamentos do basquete (arremesso, passe, rebote, drible e lance livre). Como o time possui 12 jogadores, a performance da equipe melhorou 60% durante o campeonato, o que garantiu a vitória para o time de Riley, o “técnico dos detalhes”.
Realmente, a diferença entre o comum e o extraordinário são os detalhes. Por que uma Mercedes é tão cara e um Celta é tão barato? Ambos os carros não têm portas, motor e rodas? Sim. Mas a diferença está nos detalhes. É o equilíbrio entre o bom gosto, a beleza e a simplicidade que distinguem não apenas as coisas, mas também as pessoas.
Se você parar para analisar, verá que a pessoa mais útil é aquela que se preocupa com as sutilezas da vida. O jeito como cumprimenta os outros, como lida com a própria roupa depois de acordar ou a maneira como trata uma criança. Os detalhes nos acompanham desde a hora em que acordamos até a hora em que dormimos.
Preocupe-se mais com os detalhes do seu casamento, do trabalho, da sua casa. Melhore a sua simpatia e cortesia. Cuide das palavras e lembre-se do tom de voz. Preste atenção às ações, mas não se esqueça do sorriso.
Jesus era Mestre em cuidar dos detalhes. Após ressuscitar, Ele foi capaz até de dobrar a roupa que usou no sepultamento. Ellen White escreveu: “Foram as próprias mãos do Salvador que dobraram cada peça, colocando-as em seu lugar. Ao Seu olhar, que guia tanto a estrela quanto o átomo, cada coisa tem sua importância. Ordem e perfeição se manifestam em todas as Suas obras” (O Desejado de Todas as Nações, p. 634 [789]). Os detalhes são importantes e fazem toda a diferença. Pense nisso.