Sábado
04 de maio
Deus chama a todos
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. Atos 2:1

O dia 29 de outubro de 2006 deixou fortes marcas na minha vida. Próximo ao meio-dia, fui informado de que a igreja tinha me escolhido como líder da Divisão Sul-Americana. Muita gente foi tomada de surpresa, e a notícia correu rápido. A ênfase da informação era minha idade: 38 anos. Havia chegado a época dos jovens?

A troca de um líder sempre provoca mudanças, mas não deve promover a ideia da substituição de uma geração por outra. Deus chama a todos. Ele não tem preferência por idade, etnia ou condição social. Ele tem tarefas especiais que podem ser executadas por pessoas diferentes. Porém, em Sua obra, há lugar para crianças, jovens, adultos e idosos, cada um com suas características.

Observe o início do cristianismo. Num momento, Deus chamou os idosos Zacarias e Isabel para serem pais de João Batista. Em seguida, buscou Maria, uma jovem solteira para ser mãe de Jesus. João Batista, ainda jovem era um grande evangelista. Jesus, ainda criança, estava no templo cuidando dos negócios de Seu Pai.

A Bíblia diz que, no dia de Pentecostes, “estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2:1). Não havia diferenças, e o Espírito Santo foi derramado. Hoje, também precisamos avançar com a visão de uma igreja para todos. Cada faixa etária tem necessidades especiais, e estas precisam ser atendidas por toda igreja. Não precisamos de um culto só para jovens ou só para crianças nem só para adultos. Precisamos estar “todos reunidos no mesmo lugar”, oferecendo apoio às necessidades de cada um dentro da mesma adoração. Isso fortalece nossa unidade e potencializa nossa missão.

O profeta Joel garante que nos últimos dias haverá um ministério para todos: filhos e filhas, idosos e jovens, servos e servas (Jl 2:28, 29). Começamos unidos e precisamos avançar ainda mais integrados. Só assim vamos construir uma igreja cada vez melhor em um mundo cada vez pior. Não podemos competir, mas sempre nos completar. O chamado é para todos, mas: “Cada jovem e cada criança têm uma obra a fazer para honra de Deus e erguimento da humanidade” (Educação, p. 58).

Ajude a construir uma igreja que avance unida, com pessoas de todas as idades, na confiança de que Deus chama a todos.