Segunda-feira
25 de setembro
Deus chama e capacita
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas. Colossenses 3:23

Em 1999, tive a alegria de concluir minha faculdade de Pedagogia em uma universidade cristã em Engenheiro Coelho, São Paulo. Foi uma dupla alegria, porque meu noivo e eu nos formamos no mesmo dia e nos casaríamos naquele dia também. Depois do casamento, meu marido, Josiel Souza, decidiu fazer faculdade de Teologia. Assim, ficamos na universidade por mais quatro anos. Fui convidada a me tornar preceptora assistente das moças.

Aquela missão exigia grande responsabilidade, mas Deus me capacitou. Sempre tentei fazer o meu melhor. Tentava tratar as meninas de modo justo. Não era fácil equilibrar a amizade que eu tinha com elas com a firmeza que o cargo às vezes exigia de mim.

Eu gostava muito de visitar as moças em seus quartos e orar com elas. Tinha uma garota que cursava o ensino médio e era filha adotiva de um secretário do governo federal; jamais vou me esquecer dela. A menina era muito carente. Seu problema não era dinheiro, pois tudo o que precisava financeiramente, o pai lhe dava. Mas a garota tinha dificuldade em seguir as regras do dormitório feminino e do colégio também. Ela não fazia parte da denominação religiosa que administrava a universidade e, por isso, tudo era novo para ela. Um dia, ela apareceu com o cabelo pintado de vermelho brilhante. Aquela foi a gota d’água, depois de tantas regras que ela já havia quebrado. Fiquei muito triste, porque sabia que o caso dela era complicado. Então chamei meu marido, e nós a levamos a um salão de cabeleireiro para mudar a cor do cabelo dela de volta à original. Tentei fazer tudo o que podia para que ela permanecesse na escola. Orei com ela e lhe dei conselhos, mas, infelizmente, o pai dela teria que vir buscá-la. Ainda tentei manter contato com ela por um tempo, mas depois não conseguimos mais nos falar.

Agradeço a Deus por ter tido essa experiência, apesar de eu ser muito jovem. Não tenho dúvidas de que, quando Deus nos chama, Ele nos capacita para o chamado que Ele tem para nossa vida. É muita alegria encontrar meninas de quem fui preceptora em vários lugares por onde passo. Como costumavam dizer: “Uma vez preceptora, sempre preceptora!”

Querida amiga, aceite o chamado de Deus para a sua vida e faça o seu melhor, pois todas as outras coisas serão acrescentadas a você. Deus tem um plano especial para sua vida. Confie e aceite!

{ Débora de Souza }