Sábado
23 de janeiro
Deus cuidará de ti
Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. [...] Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! Mateus 10:29, 31

Em um sábado de manhã, enquanto estacionava o carro próximo da igreja, me desviei de uma bicicleta presa a um reboque, e vi um catador de lixo. Fiquei observando aquele senhor. Concentrado, amontoava latinhas no saco plástico. Sobre a bicicleta velha, havia uma lona de polietileno azul bem dobrada, uma mala, o reboque, seus pertences, os recicláveis recolhidos – tudo bem arrumado.

Não costumo andar com dinheiro na carteira, mas, por acaso, tinha uma nota de 50 reais. Desci do carro, cumprimentei o senhor e lhe ofereci a nota. Surpreso, ele pegou a nota, agradeceu e disse: “A senhora me abençoou hoje! Eu tava ali pensando como ia continuar com essa bicicleta. Vem aqui pra senhora ver.” Um dos canos da bicicleta se soltara. O dinheiro seria para o conserto.

Ele explicou:“Minhas coisas estão aí, ó. Tenho irmãos que moram na redondeza, mas vivo sozinho. Já fiquei internado no hospital. Às vezes tenho o que comer, às vezes não. Eu sou um morador de rua. À noite, acho um canto, estendo minha barraca e durmo ali.”

Ofereci-lhe um colchão, e ele disse que estava acostumado a dormir no duro e um colchão dificultaria sua locomoção. E me surpreendeu: “Minha vida é assim. Mas se a senhora me perguntar se eu sou feliz, eu sou. Eu tenho uma Bíblia ali dentro”, e apontou para suas coisas. Eu segurava minha Bíblia na mão, e ele perguntou: “Isso que a senhora tem aí é uma Bíblia, não é?” Respondi que sim. “Eu leio a Bíblia todos os dias. A senhora já leu Mateus 10:29 a 31?” E, após recitar o verso desta meditação, disse: “Deus cuida de mim. Mesmo que eu sofra e viva assim, tenho certeza de que Ele Se importa comigo e tem algum plano pra mim.”

Convidei-o a entrar, mas ele tinha trabalho naquela manhã, e outro dia voltaria. Não o vi mais, porém guardei para sempre seu sermão. Embora vasculhasse latas de lixo, passasse fome, vivesse sem teto e afeto humano, tinha a certeza da presença e do cuidado de Deus.

Você está passando por alguma situação difícil? Lembre-se do sermão bíblico repetido por esse sábio catador de lixo: você vale mais do que os pardaizinhos e é o maior alvo do cuidado divino.