Domingo
17 de março
Deus está no controle
Antes de clamarem, Eu responderei; ainda não estarão falando, e Eu os ouvirei. Isaías 65:24

A transição da prática de enfermagem de um país em desenvolvimento para uma prática em cultura ocidental requer adaptação, aprendizagem e desaprendizagem. Aprender e desaprender rápido deixaram marcas em mim, porque o cuidado intensivo de enfermagem requer decisões rápidas e clínicas, estar pronta para qualquer eventualidade e estar alerta. A segurança do paciente e a qualidade de vida são o cerne da enfermagem. Apesar de amar o ritmo acelerado da enfermagem, o desejo do meu coração era ensinar. O Senhor sabia que eu precisava estar bem firme na dinâmica da prática e da gestão de enfermagem para estar preparada para ensinar. Ele me conduziu a uma posição de gestão em uma unidade pediátrica menor, e meu conhecimento aumentou por meio de vastas e desafiadoras responsabilidades.

Em 1993, uma depressão econômica global afetou o funcionamento hospitalar e resultou na redução de cargos administrativos. Eu estava entre os despedidos. Perder o emprego causa sentimentos de incerteza quanto à sobrevivência financeira da família e a capacidade de sustentar a educação cristã de nossos filhos. Eu precisava de um emprego, mas ninguém estava contratando! Eu lecionava em tempo parcial na faculdade comunitária local. Coloquei o meu caso nas mãos de Deus. No culto familiar, disse aos nossos filhos:

– Se a porta se fecha, o Senhor abre uma janela.

A essa altura, nossa filha estava na faculdade. Assim que comentei sobre a possibilidade de um segundo emprego com meu esposo, o telefone tocou. A reitora de uma faculdade local estava chamando:

– Edna, você foi recomendada a nós por outro reitor de faculdade. Nós precisamos de você.

Impressionada, eu não sabia o que dizer.

– Você pode vir agora? – ela perguntou.

Claro que sim! Quando cheguei, a reitora e seu associado estavam me esperando. Certamente, o Senhor abriu uma janela.

Sim, Deus está no controle! Nós passamos por problemas, mas a promessa Dele em Isaías 65:24 é certa. O Deus dos Céus sempre prova Sua onipotência e onipresença. A fé que Jó tinha em Deus confirma suas palavras: “Mas Ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro” (Jó 23:10).

Edna Bacate-Domingo