Sábado
24 de maio
Devagar e sempre
Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Porque a ira humana não produz a justiça de Deus. Tiago 1:19, 20

A mensagem de texto me fez parar por um segundo para recuperar o fôlego, pois senti como se tivessem cravado uma faca no meu coração. Era o aniversário do meu filho mais velho, e eu estava planejando fazer um jantar especial para ele. Mandei-lhe uma mensagem de texto avisando que prepararia algo especial, por isso ele deveria tentar ficar com fome. Mas eu não estava preparada para a resposta que recebi. “Tentar ficar com fome? Se eu estiver com fome, estou com fome; e, se não estiver, não estou. Além disso, uma ‘ceia de aniversário’ é completamente
desnecessária.” Aquela mensagem foi como um tapa na minha cara. Como ele pôde dizer isso? Acha que eu vou fazer algo assim para ele de novo? Que ingrato! Será que ele não se importa com o que eu sinto? Estou cansada disso.

Normalmente, meu filho é muito lógico e direto. Ele não é vingativo nem mesquinho, é apenas muito objetivo e diz as coisas como as vê. Portanto, eu deveria saber que, do ponto de vista dele, não era necessário fazer um estardalhaço especial só para ele. Mas reagi pela emoção em vez de refletir com calma, pensando no que ele havia dito e sabendo quem ele é.

Felizmente, não reagi rápido e não demonstrei raiva ou mágoa. Em vez disso, esperei e pedi conselho ao meu marido. Então, na primeira oportunidade que meu filho teve de entrar em casa e me ver, ele se desculpou, dizendo que não queria ser grosseiro. Apenas achava que eu não precisava ter trabalho.

Muitas vezes, não deixamos o tempo agir nem deixamos que as palavras ou situações sejam absorvidas antes de reagirmos. Posso lhe dizer, minha amiga, que já fiz isso mais vezes do que gostaria de admitir e que causei mais danos do que eu esperava. Felizmente, não reagi assim que recebi a mensagem do meu filho, pois eu poderia ter causado problemas maiores do que apenas o meu orgulho ferido.

Deus quer que sejamos atentas e cuidadosas na maneira como agimos e reagimos ao lidarmos umas com as outras. Ele nos exorta a sermos tardias no irar e lentas para falar, duas áreas que podem causar grandes danos nos relacionamentos. Na vida agitada e acelerada que levamos, temos de nos certificar de que reservamos um tempo para ouvir com atenção, sendo lentas para falar e ainda mais lentas para ficar iradas.

Debra Snyder