Sexta-feira
05 de setembro
DIANTE DA PROMESSA
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as Suas promessas. Lucas 1:37, ARA

Na Bíblia, encontramos duas mulheres diante da mesma promessa: “Você dará à luz um filho.” Ambas não poderiam engravidar. Para Sara, já tinha passado da hora. Para Maria, ainda não era a hora. No caso de Sara, o menino era o sonho dela. No caso de Maria, o menino atrapalharia seus sonhos. Sara ri. Maria leva a sério. Sara duvida. Maria confia. Sara esperou contra a esperança, enquanto Maria esperou na esperança.

O contraste entre Sara e Maria revela diferentes aspectos da experiência humana diante da promessa divina. Sara, com seu sorriso desconfiado, representa aqueles que lutam para acreditar diante das impossibilidades. A fé deficiente sempre esbarra no “é bom demais para ser verdade”. Sua história, entretanto, é um lembrete de que nem mesmo a dúvida é um impeditivo para a fidelidade de Deus. Apesar de sua descrença, Sara viu Deus agir e segurou o filho da promessa em seus braços, provando que nada é impossível para Deus.

Maria, por outro lado, exemplifica aqueles que têm uma fé receptiva. Sua confiança é inabalável. Mesmo diante do inexplicável, ela está pronta para confiar completamente em Deus. Em sua prontidão para aceitar a vontade divina sem reservas, Maria, a mãe do Filho de Deus, se torna um modelo de obediência e confiança inabalável, uma autêntica serva fiel.

Não podemos ignorar que tanto Sara quanto Maria se questionam diante da promessa divina. A matriarca de Israel indaga: “Como poderia uma mulher da minha idade ter esse prazer, ainda mais quando meu senhor, meu marido, também é idoso?” (Gn 18:12, NVT). A jovem de Nazaré pergunta: “Como acontecerá isso, uma vez que sou virgem?” (Lc 1:34). Sara não acredita. Maria não entende.

Ambas as histórias, apesar de suas diferenças, convergem em uma verdade central: Deus cumpre Suas promessas, independentemente de nossa compreensão ou expectativa. Sara e Maria nos ensinam que a graça e o poder de Deus prevalecem. Suas promessas são sempre cumpridas, seja por meio de um riso de descrença transformado em alegria ou de uma submissão imediata que se alegra em Deus, o Salvador. Hoje, lembre-se dessas duas mulheres e fique firme nas promessas de Jesus.