Quinta-feira
30 de junho
Diga-lhes que cantem mais
Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Tiago 5:13

“Quem canta seus males espanta.” A sabedoria popular não diz nada sobre o tipo de música, mas a Bíblia nos instrui a cantar em louvor a Deus. Assim, os males realmente ficam longe. Há um poder especial no louvor. Ao exaltar a Deus, nos conectamos com a fonte da vida, e o poder das trevas é banido.

Não podemos nos esquecer, no entanto, de que há canções que produzem o efeito contrário. Com letras que exaltam o erro e se concentram nas emoções humanas, muitas músicas atraem males para quem as ouve e canta. Em muitas delas, Deus fica longe, e uma visão distorcida da vida é transmitida.

Por outro lado, a boa música melhora a conexão com Deus, eleva os pensamentos e nos enche de esperança. Isso aconteceu em Salvador, na Bahia, no bairro de Nazaré, onde fica o Colégio Adventista. Na frente da escola, há uma Igreja Adventista. Um dia, um membro da igreja foi realizar trabalho missionário no Hospital Santa Izabel, que fica na vizinhança. Uma senhora tinha sido internada e estava esperando receber alta havia vários dias. Quando recebeu a visita do irmão, perguntou: “Você é dessa igreja que fica perto daqui?” Ele respondeu: “Sim, do outro lado da rua.” Ela replicou: “Vocês cantam no sábado, não é? Eu ouço daqui.” O irmão, surpreso, confirmou. Ela então pediu: “Diga-lhes que cantem mais! Seus cantos me fazem muito bem!”

Durante o exílio, alguns israelitas alegaram que não podiam cantar. Era difícil “cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira” (Sl 137:4). Tinham sido maltratados e humilhados. Estavam com saudade de casa. Em lugar da doce melodia, havia lágrimas de amargura. “Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião” (Sl 137:1).

Em meio à dificuldade e à provação, cantar pode tornar o fardo mais leve e mais fácil de carregar. Jesus cantou na última Ceia mesmo conhecendo o terrível destino que O esperava (Mt 26:30). Se você louvar nos momentos de dificuldade, não perderá nada. Sem elevar os olhos ao Céu, sua percepção da bondade divina será distorcida. Deus fala de muitas maneiras. A música é uma delas. Descubra o poder do louvor em momentos de dificuldade. Você verá que enorme diferença isso faz. Experimente!