O empregado já tinha dez anos na empresa e nunca havia recebido uma promoção. Naquela manhã, no entanto, ele estava muito chateado. O motivo era que Antônio, um funcionário que estava na empresa havia apenas um ano, acabara de ser promovido para um cargo de chefia. O funcionário antigo resolveu procurar o patrão para reclamar.
Depois de ouvir pacientemente todas as palavras do homem, o chefe perguntou:
– Você ligou para aquele fornecedor que eu pedi ontem?
– Sim – o homem respondeu – mas ninguém atendeu, então desisti.
O chefe então pegou o telefone e ligou para o ramal do empregado que havia sido promovido. Com o aparelho em viva voz, ele perguntou:
– Antônio, você ligou para aquele fornecedor que pedi ontem?
– Sim, várias vezes, mas parece que o telefone está com defeito. Então pedi ao motorista da empresa que me levasse até lá. Conversei com ele e pedi um desconto para nossa compra. Também entrei em contato com mais duas empresas que fornecem o mesmo produto e fiz orçamentos com ótimos preços. Enviei para o seu e-mail há 15 minutos. Quando o senhor decidir qual é o melhor, por favor, me avise que eu fecho o negócio.
O patrão agradeceu e desligou o telefone. Então olhou para o empregado chateado e perguntou se ele ainda queria falar mais alguma coisa.
Envergonhado, o homem saiu da sala do chefe sem dizer palavra alguma.
A preguiça tem feito com que muitas pessoas percam oportunidades de crescimento acadêmico, profissional, sentimental e espiritual. Em contraste, a diligência, ou seja, uma atitude de busca pela excelência, tem feito pessoas alcançarem as alturas de suas profissões e também da vida espiritual.
Pessoas de sucesso cumprem com suas obrigações, mas sempre estão preocupadas em dar o melhor e em superar expectativas. Livre-se da preguiça e faça mais do que esperam de você. Deus recompensará sua diligência.