Naquela sexta-feira, William saiu de casa com a intenção de pagar o aluguel do mês. Desceu com pressa as escadas da estação, entrou no metrô, pôs os fones de ouvido e, escutando sua música preferida, seguiu rumo a seu destino. De repente, alguém interrompeu sua caminhada: “Senhor, cuidado. Seu dinheiro está caindo!” Ao olhar para a pochete, ele a encontrou meio aberta. Aterrado, percebeu que grande parte do dinheiro simplesmente havia desaparecido! E agora?
Você alguma vez perdeu algo de valor? Como se sentiu? É terrível, não é? Se além disso você pressente que não conseguirá reaver a coisa perdida, pode ser desanimador. Imagino um pastor preocupado com a ovelha desaparecida. Penso na mulher da parábola angustiada por causa do sumiço da sua moeda. Imagino o pai do filho pródigo triste ao vê-lo partir sem data de retorno. Imagino o desespero de Jacó ao receber a notícia de que José não voltaria para casa. Imagino a tristeza no coração de Deus ao nos ver distantes ou nos distanciando Dele. Por isso Jesus veio: para “buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19:10), ou seja, veio para que encontrássemos o caminho de volta.
Naquela sexta-feira triste em Madri, William telefonou desconsolado para a esposa e contou-lhe sobre o dinheiro perdido. Ela foi à estação de metrô e ali um funcionário lhe disse que dois rapazes haviam encontrado um “dinheiro sem dono” na plataforma de embarque: várias notas de 20 e 50 euros. Alguém havia deixado cair. Então o funcionário lhe passou os números de telefone deles. Ela entrou em contato com os dois, e assim William recuperou cada centavo do dinheiro do aluguel. Um final feliz e inesperado.
Deus perdeu Seu bem mais precioso: Seus filhos. Ele nos quer de volta e fará tudo o que for possível para que isso ocorra. Esse é o final feliz esperado pelo Pai. Uma moeda não tem consciência de que está perdida, uma ovelha extraviada não sabe como retornar para o aprisco sozinha, mas um filho arrependido conhece bem o caminho de volta ao lar. Se você está perto, aproveite a companhia de Jesus. Se está longe, volte. É esse o desejo de seu coração no dia de hoje?