Sexta-feira
16 de outubro
Disciplinas espirituais
Exercite-se na piedade. 1 Timóteo 4:7

A vontade precisa de exercício para se fortalecer. Todos nós necessitamos crescer espiritualmente. Se você foi batizado na semana passada ou há cinco ou dez anos e continua igual ao que era antes de seguir Jesus, então algo está errado. Deus nos ama como somos, mas nos ama tanto que não quer nos deixar da mesma forma. Ele quer que sejamos cada dia mais parecidos com Seu Filho amado.

Na vida cristã, a única coisa que é de graça é a salvação. Tudo o mais tem um preço. E o preço se chama disciplina! Vamos imaginar que você foi escolhido para representar seu país em uma olimpíada. Terá que se submeter a um programa de treinamento regular, mas isso não se conclui da noite para o dia. O atleta dedica muito tempo à prática dos exercícios elementares de seu esporte. No treino, os pontos não são contados, porém esse esforço fará toda a diferença na hora do jogo.

O mesmo aconteceria se você fosse participar de um concerto ao piano. Leva anos para a formação de um bom pianista, e isso exige bastante dedicação. Todo desafio significativo da vida requer treinamento. Na vida espiritual não é diferente.

Paulo incentivou Timóteo a se exercitar na piedade. O apóstolo estava tomando emprestada uma palavra do mundo dos esportes. Essa expressão pode ser traduzida como “exercitar”, “disciplinar” ou “treinar”. Em outras palavras, ele estava aconselhando o jovem Timóteo a praticar a piedade.

O cristão é um aprendiz que pratica o que aprende de seu Mestre. Precisamos desenvolver as disciplinas espirituais. Elas são ferramentas que nos ajudam a viver o que Jesus nos ensinou.

É muito bom saber que Jesus vai voltar. Entender que estou salvo e conviver com um grupo que compartilha da mesma fé é estimulante. Porém, viver sem colocar em prática o que Jesus ensinou é ter uma religião sem significado. Precisamos colocar em prática o que aprendemos. Não fazemos isso para impressionar a Deus. Paulo diz por que fazemos isso: “O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1Tm 4:8). As disciplinas espirituais conferem enormes benefícios para nossa vida na Terra e nos preparam para o Céu.